Ansiedade, angústia e auto cobrança podem causar problema à saúde mental, alerta psicólogo

Além da COVID-19, o novo coronavírus pode impactar as pessoas de outras formas. A questão financeira é um dos problemas durante e após a pandemia, porém a saúde mental da população em geral preocupa os psicólogos.

Manter a mente sã em meio a tantas notícias e informações nada boas é um verdadeiro desafio. Muita gente, em isolamento social, decide aprender novas coisas e aproveitar o tempo em família.

Porém, outros fazem tudo ao mesmo tempo e isso pode prejudicar a saúde mental. As redes sociais tem papel fundamental nisso, pois basta olhar o Instagram ou Facebook e ver os usuários postando todo tipo de atividade. Para quem deseja ficar mais quieto isso pode se tornar uma cobrança e a pessoa começa a se sentir culpada.

Para alertar sobre os perigos da auto cobrança e o quanto isso pode afetar a curto, médio e longo prazo a saúde mental, o Portal GRNEWS ouviu o psicólogo Everton Menezes.

O profissional destaca a necessidade de as pessoas realizarem novos projetos, colocar em prática o que sonham há muito tempo e aproveitarem os dias. Porém, esta necessidade de fazer tudo pode trazer problemas sérios para a saúde mental e é preciso ter uma rotina com hábitos prazerosos:


Everton Menezes
evertonrotinasquare1

Entre os problemas causados o transtorno de ansiedade e a Síndrome de Burnout, que se tornou comum entre as pessoas que querem fazer tudo ao mesmo tempo.

É preciso avaliar a situação individual e saber o que é possível e não fazer, sem ainda se comparar ao outro, como explica o psicólogo:

Everton Menezes
evertonrotinasquare2

Everton Menezes também questiona o momento que servirá de reflexão para todos. Com o isolamento social as pessoas estão mais próximas às famílias e outras pessoas, que convivíamos anteriormente, estão mais afastadas. Isto poderá ser decisivo para questões como qualidade dos relacionamentos:

Everton Menezes
evertonrotinasquare3

Caso se sinta pressionado de alguma forma e precise de ajuda, procure um profissional da área. A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas já incluiu no Tele COVID psicólogos que tem ajudado a população que passa por problemas mentais. Para ter acesso ao serviço basta ligar no 0800 940 940 2.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!