Paraminenses incomodados com ligações e insistência de instituições financeiras para renegociar juros de empréstimos

Instituições financeiras continuam ligando com insistência para pessoas que contraíram empréstimos ou financiaram algum bem material dizendo que podem baixar o valor da parcela paga mensalmente. O motivo seriam os juros abusivos.

Nas ruas é reclamação é geral, especialmente no caso de aposentados e pensionistas, que tem acesso mais rápido e fácil a empréstimos e financiamentos, já que os valores são descontados diretamente na folha de pagamento. Muita gente reclama das ligações o dia todo, sem respeitar horários e nem mesmo quando o consumidor diz que não quer. As ligações insistentes continuam e muitas vezes o serviço é aceito para ficar livre dos telefonemas.

Os juros são a remuneração cobrada pela autorização do crédito, que são aplicados sobre a quantia emprestada. Porém, não é em todo caso que aquela taxa cobrada é abusiva. Apenas a cobrança que ultrapassa o necessário para cobrir o risco do empréstimo é considerada fora do comum.

E para saber se é abusivo, é necessário um cálculo considerado complexo, onde são analisadas as taxas cobradas no ano que foi feito o empréstimo ou financiamento e a partir daí os cálculos.

O coordenador do Procon de Pará de Minas Bruno Soares de Souza explica que a situação não é tão simples como divulgada pelas empresas. Na maioria dos casos é feito um refinanciamento, sendo que a parcela fica mais barata, mas o empréstimo dura mais tempo. Em outros casos, são golpistas que fazem novo financiamento em nome do consumidor:


Bruno Soares de Souza

brunossfinanlig1

Lembra ainda que no caso de juros abusivos é preciso um cálculo complexo e minucioso. Ou seja, nem sempre todo empréstimo tem juros considerados abusivos:

Bruno Soares de Souza
brunossfinanlig2

Quem quiser tirar dúvidas ou ter mais informações a respeito de juros abusivos pode ligar no Procon de Pará de Minas no telefone (37) 3231-9292. O órgão está localizado na Rua Sacramento, nº 317, Centro de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!