Selo Arte certifica queijos artesanais em MG, mas na região de Pará de Minas não há nenhum produtor credenciado

Desde junho de 2018 existe no Brasil o Selo Arte. De iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ele permite que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel sejam vendidos em qualquer parte do país, não somente na região onde foi produzido.

Em Minas Gerais já existiam algumas normativas sobre esta questão territorial e o Selo chegou para agregar. Porém, outros estados não tinham estes critérios e a mudança ajuda milhares de produtores, a maioria deles, de queijo.

Segundo o MAPA, em todo o Brasil são 170 mil produtores de queijo artesanal. Em Minas Gerais, a maioria deles estão nas regiões de Araxá, do Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o responsável por fiscalizar estes produtores e após fazer toda a adequação do lugar e preencher toda a documentação, recebem o selo. Eles precisam cumprir normas de boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal.

Cíntia Ferreira Sales dos Santos confirma ao Portal GRNEWS que na área onde os profissionais do escritório do IMA de Pará de Minas atuam não há produtores de queijo artesanal cadastrados. Mas na região há alguns já inscritos no Instituto:

Cíntia Ferreira Sales dos Santos
cintiasalesseloarte1


Muita gente acredita que aquele queijo fresco, típico do interior mineiro, pode ser considerado queijo artesanal. Mas não é bem assim como explica a Cíntia Sales:

Cíntia Ferreira Sales dos Santos
cintiasalesseloarte2

Como não há legislação que vigore a respeito de critérios de fabricação, armazenamento e até mesmo a venda do queijo fresco, o IMA não consegue autorizar o comércio deste tipo de produto ou até mesmo emitir um selo de inspeção. Por isso, neste caso, o consumidor deve ficar atento:

Cíntia Ferreira Sales dos Santos
cintiasalesseloarte3

Em Minas Gerais, 12 produtores de queijo artesanal já possuem o Selo Arte. Para saber como se adequar e obter a certificação, basta procurar o IMA ou acessar AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!