IA pode agilizar diagnóstico de enfisema e câncer de pulmão

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial que pode otimizar a detecção de enfisema pulmonar e câncer de pulmão por meio de exames de tomografia. O software, chamado ChestFinder, foi treinado para identificar padrões visuais e textuais em bancos de dados de imagens e laudos, o que pode agilizar a indicação de doenças que se agravam de forma silenciosa por anos.

O professor Daniel de Oliveira, do Instituto de Computação da UFF, explicou que a ferramenta não substitui o diagnóstico médico, mas serve como um “apoio” para os profissionais de saúde. Com a indicação da IA, os pacientes podem ser encaminhados para acompanhamento especializado de forma mais rápida, aumentando as chances de diagnóstico precoce.

Acesso público e impacto na saúde
O software será disponibilizado em um repositório público, o que permitirá que outros hospitais com exames e laudos digitalizados possam utilizá-lo. Além de auxiliar na detecção, o ChestFinder também permite que os médicos comparem o resultado de um paciente com outros casos semelhantes, facilitando a análise.

A professora de radiologia Cristina Asvolins destacou que a inteligência artificial pode ajudar a identificar os primeiros sinais das doenças, mesmo quando o exame não tem esse objetivo. “Em qualquer serviço de diagnóstico por imagem onde o paciente realizou o exame de tomografia computadorizada de tórax, o resultado pode apresentar como achado incidental o enfisema ou nódulo suspeito”, disse.

Segundo a professora, essa tecnologia pode reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico e os custos de tratamento, já que o câncer e o enfisema exigem menos intervenções quando descobertos em estágios iniciais. Ambas as doenças têm um fator de risco em comum: o tabagismo, o que reforça a importância de um diagnóstico precoce. Com informações da Agência Brasil

Don`t copy text!