Trabalho realizado no Centro de Equoterapia melhora a qualidade de vida de muitos paraminenses

equoterapia1

O dia 13 de março de 2015 entrou para a história do município de Pará de Minas. Nesta data foi inaugurado o Centro de Equoterapia Fernando Melo Franco, o Fernando Boiadeiro, que funciona na pista gramada do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. À época, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De lá para cá milhares de pessoas com deficiência e com problemas posturais foram beneficiadas pela técnica inovadora. Trata-se do acompanhamento do paciente montado em um cavalo.

Segundo os especialistas, a marcha do cavalo trabalha diversos músculos do corpo. Além disso, o contato com o animal dócil traz muitos benefícios para o lado emocional das pessoas atendidas.

equoterapia3

Em Pará de Minas o Centro de Equoterapia no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro João Paulo II. Os atendimentos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Raimundo Eustáquio da Fonseca, pai de uma pessoa com deficiência, que faz o tratamento há um ano, confirmou as melhoras que a jovem obteve após as sessões. Ela sempre fica ansiosa para fazer o tratamento:

equoterapia_raimundo
Raimundo Eustáquio da Fonseca

DiadaEquoterapia – Raimundo Eustáquio da Fonseca

A filha da dona de casa Lucimara Rodrigues faz a terapia há três meses e vem apresentando uma grande melhora na coordenação motora e na postura. Ela afirma que Pará de Minas tem todos os motivos para celebrar essa data:

equoterapia2
Lucimara Rodrigues

DiadaEquoterapia – Lucimara Rodrigues

O fisioterapeuta Orlando Inácio Almeida Silva, coordenador do Centro de Equoterapia de Pará de Minas, afirma que tem todos os motivos para comemorar. Ele conta que ficou emocionado com um caso em que uma jovem entrará na igreja para levar as alianças de casamento graças à equoterapia:

equoterapia_orlando
Orlando Inácio Almeida Silva

DiadaEquoterapia – Orlando Inácio Almeida Silva

Flávio Henrique Souza Abreu trabalha no centro desde o início das atividades. Ele conta que uniu o amor que tem pelos cavalos com a assistência aos portadores de deficiência e esse somatório vem trazendo grandes resultados:


equoterapia_flavio
Flávio Henrique Souza Abreu

DiadaEquoterapia – Flávio Henrique Souza Abreu

O Congresso Nacional aprovou a lei que institui o dia 9 de agosto como o Dia Nacional da Equoterapia. O objetivo ampliar o reconhecimento do método terapêutico em todo o Brasil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!