Febre aftosa: 98% dos pecuaristas de Pará de Minas e região imunizaram o rebanho; prazo para declarar está acabando
Desde o ano de 2018 o Brasil é considerado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) país livre da febre aftosa, com vacinação. Assim o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realiza duas campanhas anuais para imunizar o rebanho e erradicar de vez a doença.
Devido a pandemia do novo coronavírus, este ano a primeira etapa da campanha em Minas Gerais, sob responsabilidade do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), foi prorrogada, acontecendo até 30 de junho. Por isso, o prazo para declaração também mudou e termina nesta sexta-feira, 10 de julho.
Minas Gerais tem 357 mil proprietários de bovinos e bubalinos que devem fazer a entrega da declaração, e segundo o IMA, cerca de 100 mil são pequenos criadores com até 10 cabeças.
Muitos deles não tem acesso a internet e muito menos sabem mexer com um computador, por isso, o escritório seccional do IMA de Pará de Minas, fechado desde o início da pandemia, organizou um plantão para auxiliar estes criadores.
Falando ao Portal GRNEWS o chefe do escritório Lucas Silva Jardim faz um alerta aos pecuaristas para o prazo final da declaração que não será prorrogado:
Lucas Silva Jardim
lucassilvadeclarafim1
A região de Pará de Minas conseguiu imunizar até agora 117.893 animais, sendo que 115 mil são bovinos, atingindo 98% do rebanho, e 2.825 são bubalinos, totalizando 100% do total. A cidade de Igaratinga conseguiu imunizar 100% do rebanho e Lucas Silva destaca o empenho dos servidores e pecuaristas de Pará de Minas e região:
Lucas Silva Jardim
lucassilvadeclarafim2
Dos cinco municípios que pertencem ao escritório seccional de Pará de Minas, cerca de 60 criadores ainda não apresentaram até esta quinta-feira (9) a declaração e estes possuem em média 2.300 animais:
Lucas Silva Jardim
lucassilvadeclarafim3
Para fazer a declaração basta acessar AQUI. Ou se preferir basta ir até o escritório do IMA de Pará de Minas, localizado no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. O plantão será realizado até esta sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e 13h às 17 horas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.