Vereador comemora formatura e efetivação da Guarda Civil Municipal de Pará de Minas

Desde o ano de 2018 os aprovados para o cargo de Guarda Civil Municipal (GCM) no Concurso Público realizado pela prefeitura de Pará de Minas aguardavam a convocação para começarem a atuar no município.

Desde então, a gestão municipal foi muito cobrada pela implantação da GCM. Porém, com a pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, os aprovados não puderam ser efetivados devido à proibição feita pela Lei 173, que impedia novas contratações. A lei perdeu a validade em 31 de dezembro de 2021, quando foram intensificadas as cobranças para instalação da Guarda Civil Municipal.

Os processos para implantação tiveram início em 2022 e neste ano de 2023 os aprovados em concurso iniciaram, no dia 2 de janeiro, o curso de capacitação para atuarem nas ruas de Pará de Minas conforme previsto na legislação. Com este processo concluído, a formatura será realizada na próxima sexta-feira, 12 de maio.

O vereador e presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Pará de Minas, Sérgio Martins Vargas (MDB), que é da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), sempre lutou pela implantação da Guarda Civil Municipal e apoiou para que ela fosse desempenhada na cidade. O parlamentar disse ao Portal GRNEWS, que desde o início de seu mandato vem acompanhando de perto o processo e fica muito feliz com a concretização:

Sérgio Martins Vargas
Serginho01

Sérgio Martins Vargas acredita que Pará de Minas só tem a ganhar com a Guarda Civil Municipal; Acredita que após todo o processo de capacitação, a equipe da GCM desempenhará um trabalho de qualidade contribuindo com a melhoria da segurança dos paraminenses:

Sérgio Martins Vargas
Serginho02

Na cidade os agentes exercerão várias atribuições como vigia interna e externa de bens municipais, garantir o poder de polícia da administração direta e indireta, colaborar na fiscalização do uso do solo municipal e nas tarefas inerentes à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), patrulhamento e orientação em área escolar, auxiliar as polícias estadual e federal na manutenção da ordem e segurança pública, planejar e fiscalizar o policiamento do trânsito, realizar policiamento preventivo, entre outras ações.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!