Pará de Minas mantém comércio aberto com quase 100% de ocupação de leitos, casos de Covid em crianças e situação alarmante

O Portal GRNEWS acompanhou a reunião do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 na tarde desta terça-feira, 9 de março, de forma virtual, para definir mudanças e um novo decreto, após a situação da região se agravar em relação ao novo coronavírus.

Participaram do encontro virtual representantes da Prefeitura de Pará de Minas como o prefeito Elias Diniz (PSD); o procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva; os secretários municipais de Saúde Wagner Magesty, e de Desenvolvimento Urbano Dimitri Gonçalves; e além de Cláudio Feliciano da Silva, assessor da Secretaria Municipal de Educação.

Também participaram virtualmente, tenente Bernardo Arthur Wenceslau Navarro representando a 19ª Companhia da Polícia Militar Independente; capitão Lucas Ribeiro Maia do comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); Marcílio Magela de Souza (MDB) da Câmara de Vereadores; Henrique Altivo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam). Além disso os vereadores Irene Melo Franco e Hélio Andrade de Melo Júnior representaram a Comissão de Educação; e Fernanda Faria as escolas particulares.

Reprodução

Elias Diniz participou da reunião virtualmente de Belo Horizonte. Ele estava na Secretaria de Estado de Saúde (SES), reunido com representantes do Governo de Minas Gerais e trataram da situação atual frente ao novo coronavírus. Ele classificou a situação como alarmante.

Os bairros Providência e Recanto da Lagoa tem o maior número de casos em Pará de Minas e além disso a ocupação de leitos na cidade é preocupante. Dos 20 existentes, 19 estão ocupados no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Já no Hospital Municipal Padre Libério, dos 10 habilitados, nove estão vagos e com isso o governo estadual já solicitou o uso para pacientes de outras regiões.

A vereadora Irene Melo Franco deixou claro que há algumas semanas apoiava o retorno presencial às escolas, porém, com a situação agravada da Covid-19 em todo o estado, por enquanto, não é o momento para a retomada. Hélio Andrade de Melo Júnior se posicionou da mesma forma quanto ao retorno das aulas presenciais.

Em sua fala, o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty comparou a atual situação com a bolsa de valores, que a cada minuto muda e precisa de intervenções.

Quanto ao uso de medicamentos de prevenção e de início de sintomas sugeridos, mas que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tem eficácia contra o coronavírus, Wagner Magesty deixou claro que a Secretaria Municipal de Saúde segue as recomendações do Ministério da Saúde.

O secretário também citou a quantidade de jovens sendo internados atualmente. Num comparativo com julho de 2020 e fevereiro de 2021, houve aumento de 31% de ocupação de leitos pediátricos. O Hospital São João de Deus é a referência para Pará de Minas e está atualmente com 100% dos leitos ocupados.

Com dois casos de Covid-19 em crianças paraminenses, o município precisou pagar uma UTI móvel para transferir os pacientes para Caratinga, cidade há mais de 300 km de Pará de Minas.

Wagner Magesty está preocupado e defendeu várias alterações para não agravar ainda mais a situação da cidade. Ele disse que sugere até que as reuniões da Câmara de Vereadores não sejam mais realizadas presencialmente, e todas atividades que possam gerar aglomerações sejam suspensas. O secretário questionou ainda os bares e restaurantes abertos, e muitos sem seguir as recomendações.

Fernanda Faria, que representa as escolas particulares, se disse frustrada pelo não retorno presencial às salas de aula e que o Comitê está indo contra a ciência, que já mostrou que as crianças tem sintomas mais leves da doença.

O Comitê pretende tornar mais rígida a fiscalização, especialmente no comércio paraminense, após reclamações que nem funcionários nem clientes tem usado máscaras durante as compras.

Várias colocações foram feitas e os membros do Comitê decidiram proibir apenas a realização de eventos em Pará de Minas, mesmo com a situações relatadas durante a reunião que durou duas horas.

O novo decreto será publicado nesta quarta-feira, 10 de março, quando o Estado de Minas Gerais também deve publicar em qual onda Pará de Minas fica enquadrada na próxima semana.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!