Medidas preventivas podem evitar tragédias durante o período de chuvas, alerta Corpo de Bombeiros


O verão de 2018 tem sido caracterizado como um dos mais chuvosos dos últimos anos. O volume de chuvas que caíram em Minas Gerais amenizou os efeitos da forte estiagem e contribui para a recuperação dos mananciais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Apesar de bem-vinda, a água pode causar sérios problemas no meio urbano. Como os municípios permeabilizaram o solo com concreto e asfalto, o recurso hídrico tem dificuldades para penetrar na terra.

Por esta razão ocorrem alagamentos nas partes mais baixas das cidades. Outro agravante é o lixo que a população joga nas ruas e entope os bueiros, comprometendo significativamente a vazão da rede pluvial.

A grande incidência de raios também preocupa. Todos os aparelhos eletrônicos devem ser desligados e retirados da tomada. Uma forma de proteger os equipamentos e os usuários de possíveis danos.

Tenente Davi Braga Linke, comandante do Corpo de Bombeiros em Pará de Minas, afirma que as pessoas precisam ficar atentas aos riscos existentes. Medidas preventivas podem evitar tragédias provocadas por alagamentos:


Davi Braga Linke
cuidadoscomchuvatenentedavi1

Ao trafegar com o veículo é importante evitar todas as áreas de alagamento. Os motoristas devem redobrar a atenção por causa do risco de aquaplanagem provocada pelo excesso de água na pista. O ideal é não viajar durante o período chuvoso:

Davi Braga Linke
cuidadoscomchuvatenentedavi2

Também é preciso ficar alerta as quedas de árvores que podem ser provocadas por tempestades com fortes rajadas de vento e descargas elétricas. Por isso ninguém deve permanecer debaixo de árvores ou da rede de energia:

Davi Braga Linke
cuidadoscomchuvatenentedavi3

Nos casos em que ocorrem grandes enchentes é importante acionar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil imediatamente. Apenas os socorristas bem treinados podem ajudar no resgate de vítimas de afogamentos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!