Foliões devem evitar a desidratação e repor energia durante o carnaval, alerta nutricionista

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


A desidratação acontece quando a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas não é reposta adequadamente. Isso pode acontecer quando a ingestão de líquidos é insuficiente.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O problema também pode ser causado por quadros de vômitos, diarreias e febre. Nos dias de calor forte a transpiração excessiva também pode levar a desidratação do organismo.

A desidratação pode ser leve, moderada e grave. Os sintomas mais comuns são: sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas e diminuição do suor.

Outros sinais são dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca. Quando evoluem para os casos de desidratação grave podem provocar queda de pressão, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e morte.

O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação clínica do médico. Porém, pode ser necessário realizar alguns exames simples de sangue, fezes e urina para identificar a causa e o grau de gravidade da enfermidade.

Durante o carnaval milhões de foliões, mesmo que indiretamente, fazem exercícios físicos intensos. A brincadeira deve ser acompanhada de alguns cuidados importantes que podem evitar sérios problemas.

De acordo com a nutricionista Maísa Rodrigues, o ideal é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tomar bastante líquido antes, durante e depois da folia. Água, sucos naturais e a água de coco são grandes aliados:


Maísa Rodrigues
hidratacaonocarnavalmaisa1

A ingestão do álcool pode reduzir o nível de glicose no sangue e por isso é importante consumir alguns alimentos capazes de repor a energia. As frutas são as melhores opções porque possuem sacarose:

Maísa Rodrigues
hidratacaonocarnavalmaisa2

Os foliões também devem fazer as refeições normalmente para que o corpo mantenha as condições adequadas. Afinal de contas, ninguém quer ter o dissabor de ser levado a um pronto socorro por causa de desidratação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!