Força-tarefa contra a Dengue em Pará de Minas chega aos bairros Dom Bosco, Santo Antônio e Nossa Senhora Auxiliadora
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, agendou para esta sexta-feira (10) mais uma edição do mutirão de limpeza focado no combate à dengue e outras arboviroses. Desta vez, a ação será realizada nos bairros Dom Bosco, Santo Antônio e Nossa Senhora Auxiliadora. O trabalho acontecerá das 7h30 às 14h.
O diretor de Vigilância em Saúde, Adilson José Batista, ressalta a importância desses mutirões, que ele considera a ferramenta mais eficaz para controlar o índice de infestação do Aedes aegypti, reduzir a população de mosquitos e diminuir as notificações da doença.
Agentes orientam moradores antes da limpeza
Nesta quinta-feira, 09 de outubro, que antecede o mutirão, os Agentes de Combate a Endemias farão visitas de rotina nessas áreas. O objetivo é conversar com os moradores e repassar orientações essenciais sobre a prevenção das arboviroses.
O diretor explica que os agentes percorrem as casas para realizar a parte educativa, mostrando o que pode se tornar um criadouro, como os recipientes de água de animais domésticos (cachorro, galinha, passarinho). O apelo é para que a população realize o seu “dever de casa”, dedicando cinco minutos por dia para inspecionar o quintal e eliminar todos os riscos. Além disso, os agentes alertam sobre a rápida propagação de casos de dengue no bairro e pedem a colaboração de todos:
Adilson José Batista
mladilson1

Materiais recolhidos e a colaboração da comunidade
A população está sendo solicitada a colaborar. Os moradores podem colocar para recolhimento todos os materiais no fundo do quintal que possam se tornar criadouros, como entulho de construção e demais objetos.
Há, contudo, itens que não devem ser colocados na calçada ou passeio para serem recolhidos durante o mutirão: galhos de árvore e escorpião.
Resultados expressivos no combate à dengue
A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado mutirões de limpeza praticamente todas as semanas desde o início do ano. Adilson José Batista informou que o volume de materiais recolhidos já alcançou a marca de 172 caminhões.
O diretor atribui a esse intenso trabalho de limpeza o controle atual da situação na cidade. Segundo ele, o grande volume de material recolhido se deu em resposta à grande epidemia que Pará de Minas enfrentou no ano passado. “Pará de Minas hoje está controlado, e a gente vai trabalhar para continuar diminuindo cada vez mais”:
Adilson José Batista
mladilson2
Estratégias para o período chuvoso
Para manter a cidade livre de epidemias de arboviroses no período chuvoso que se aproxima, a estratégia da Secretaria Municipal de Saúde se mantém a mesma iniciada no ano: realizar visitas todos os dias, insistir nas casas fechadas para tentar o resgate dos criadouros e divulgar o máximo de informações para manter a população esclarecida.
O Diretor de Vigilância em Saúde destacou três ações importantes que a população pode e deve fazer para contribuir nessa “guerra”:
Abrir as portas das residências para o agente de endemias, pois isso auxilia muito o trabalho.
Realizar o “dever de casa”, destinando os potenciais criadouros para a coleta correta.
Acreditar no trabalho realizado pela prefeitura.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

