GRNEWS TV: Educadora ambiental critica venda do Clube ARPPA e defende transformar imóvel em reserva de patrimônio natural

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Sônia Naime, educadora ambiental, emitiu sua opinião sobre a proposta de venda da antiga área do Clube ARPPA reacendeu discussões sobre preservação ambiental em Pará de Minas. O terreno, com cerca de 60 mil metros quadrados, possui lagoa, árvores antigas, nascentes e grande capacidade de infiltração de água no solo, características que colocaram o espaço no centro do debate sobre sustentabilidade e segurança hídrica no município.

ARPPA vira centro de debate ambiental em Pará de Minas
Especialistas e ambientalistas defendem que a área seja preservada e transformada em espaço de proteção ambiental permanente. A proposta ganhou força após o município lançar projetos voltados à recuperação de nascentes e proteção do Ribeirão Paciência, levantando questionamentos sobre uma possível contradição entre preservação e venda de áreas verdes.

Proposta defende parque ambiental urbano
Entre as ideias discutidas está a criação de uma área do extinto Clube ARPPA em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) urbana, modelo que permitiria conservar a vegetação existente, fortalecer a produção hídrica subterrânea e ainda gerar benefícios ambientais e financeiros ao município por meio do ICMS ecológico.

A área também poderia ser utilizada para pesquisas ambientais, educação ecológica, lazer e atividades voltadas à saúde pública. Ambientalistas destacam que o local possui árvores centenárias e características naturais importantes para a recarga do lençol freático.

Preocupação com impermeabilização do solo
Outro temor é que futuras construções provoquem asfaltamento e impermeabilização do terreno, reduzindo a absorção da água da chuva e agravando problemas já existentes no abastecimento hídrico da cidade. O alerta ocorre em meio a estudos recentes sobre áreas de risco e mudanças climáticas realizados em parceria com órgãos técnicos e ambientais.

Segundo os defensores da preservação, Pará de Minas já enfrenta dificuldades relacionadas à quantidade e qualidade da água, além da degradação de córregos e nascentes provocada pelo crescimento urbano e descarte irregular de resíduos.

Novas ideias surgem para o espaço
Além da preservação ambiental, outras sugestões começaram a surgir para utilização da estrutura já existente no local. Entre elas estão a instalação da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, criação de uma creche e implantação de um Centro-Dia para convivência para idosos, aproveitando o ambiente arborizado para atividades de saúde e lazer.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!