Pará de Minas amplia rede de assistência e proteção social nos primeiros 100 dias de gestão
Com uma abordagem mais humanizada e voltada à inclusão, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas concluiu os primeiros 100 dias da nova gestão com ações que reforçam a proteção às populações mais vulneráveis, em especial moradores de rua, migrantes, famílias em situação de insegurança alimentar e comunidades rurais. A secretária Cláudia Faria Assunção destaca a reestruturação de programas existentes, além da criação de novos serviços voltados à dignidade e ao bem-estar dos cidadãos.
CRAS Volante leva atendimento às comunidades rurais
Uma das iniciativas de maior impacto foi o relançamento do CRAS Volante, serviço itinerante que percorre os distritos da zona rural levando atendimento social a famílias que, historicamente, tinham dificuldade de acesso. A ação é realizada por equipes compostas por assistentes sociais e psicólogos, com o objetivo de descentralizar os serviços de assistência e aproximar o poder público das comunidades do campo.
Centro Pop e equipe de rua passam a funcionar com novo modelo
O município também passou a contar com uma equipe permanente de mobilização nas ruas para realizar o acolhimento da população em situação de rua. O serviço se articula com a reestruturação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que agora conta com melhores condições para acolhimento e encaminhamento dos usuários.
Atenção ao migrante: novo ponto de apoio na rodoviária
Outra ação pioneira foi a criação do Ponto de Apoio Assistencial na rodoviária da cidade, voltado especificamente para migrantes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é fruto de uma parceria e oferece assistência básica e passagens de retorno para os municípios de origem dessas pessoas.
Banco de Alimentos é reestruturado e amplia alcance nutricional
A reformulação do Banco de Alimentos trouxe um salto expressivo na quantidade de alimentos arrecadados e distribuídos. A média mensal, que antes era de 4,5 toneladas, saltou para 9,4 toneladas em janeiro e 8,8 toneladas em fevereiro de 2025. A mudança foi possível graças à ampliação da logística de captação dos produtos, que agora são buscados diretamente em centros de distribuição como o Ceasa de Cachoeira de Minas e Formiga:

Cláudia Faria Assunção
CRAS também emite Carteira do Espectro Autista
Entre os serviços incorporados aos CRAS municipais está também a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Agora, as famílias que necessitam do documento podem procurá-lo diretamente nos CRAS, com emissão feita de forma ágil e sem burocracia.
Uma gestão com foco no cuidado humano
A avaliação dos primeiros 100 dias reflete uma gestão comprometida com a dignidade humana e com a ampliação do acesso aos direitos sociais.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.