Câmara Municipal e ALMG realizam “Encontros com a Política” nesta quinta em Pará de Minas


O evento será realizado nesta quinta-feira, 9 de março, no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas. Encontros com a Política foi viabilizado através de parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) e da Escola do Legislativo. Foram disponibilizadas 400 vagas e aproximadamente 180 pessoas se inscreveram para participar deste evento intermediado pelo Deputado Estadual Inácio Franco, o evento é direcionado a vereadores, servidores das câmaras municipais, representantes de entidades civis e estudantes de 20 municípios da região. Serão duas palestras sobre os temas Processo Legislativo e Poder Legislativo e Cidadania, ministradas pelos consultores da Assembleia Legislativa e professores da Escola do Legislativo, Antônio José Calhau de Resende e José Alcione Bernardes Júnior, ambos Mestres em Direito Constitucional.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A parceria entre as duas casas legislativas tem o objetivo de proporcionar a capacitação, atualização e educação legislativa, voltadas às câmaras municipais da região. O deputado estadual Inácio Franco afirma que a realização do evento em Pará de Minas facilita o acesso dos participantes ao conhecimento e às informações, ampliando a atuação das câmaras em favor dos seus municípios. O parlamentar destaca ainda o aprimoramento e a qualidade dos serviços prestados pela Assembleia Legislativa com a finalidade de fortalecer o Poder Legislativo nas esferas estadual e municipal.

Para o presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Mário Justino da Silva, as palestras do Encontros com a Política ampliarão os conhecimentos sobre o papel do vereador, além de capacitar os assessores e servidores que trabalham diretamente com a população. O vereador reconhece a importância da aproximação e do entrosamento entre os poderes públicos para fazer a diferença no município onde desenvolvem suas atividades.

O Deputado Inácio Franco também trouxe para Pará de Minas uma nova exposição educativa produzida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A mostra itinerante O papel do vereador e as funções da Câmara está aberta à visitação pública até o dia 31 de março e foi elaborada pelo Centro de Apoio às Câmaras e pela Escola do Legislativo. São seis painéis temáticos que explicam desde curiosidades, como a origem do termo “vereador” – que vem do verbo “verear”, caminhar – até as atribuições desses agentes públicos e do Parlamento.

Programação “Encontros com a Política” em Pará de Minas.
8h30min: abertura

9 às 11 horas: palestra sobre Processo Legislativo com o professor Antônio José Calhau de Resende (Mestre em Direito Administrativo, consultor da ALMG e professor da Escola do Legislativo).

11 às 14 horas: intervalo para almoço

14 às 16 horas: palestra sobre Poder Legislativo e Cidadania com o professor José Alcione Bernardes Júnior (Mestre em Direito Constitucional e especialista em Assessoria Técnico-legislativa Avançada, consultor da ALMG e professor da Escola do Legislativo).

16h30min: encerramento

Local: Plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas, localizada na avenida Presidente Vargas, 1.935, bairro Senador Valadares.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!