Poços artesianos serão reativados para atender demandas domésticas dos pará-minenses

chafariz_pocos_agua2
Durante o período do racionamento de água em Pará de Minas a prefeitura manteve em funcionamento alguns poços artesianos comunitários ou chafarizes espalhados pela cidade. À época a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) instalou alguns pontos de distribuição de água.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foram colocados enormes reservatórios que eram abastecidos por caminhões pipa e poços artesianos. Também foram instaladas torneiras com mangueiras para que a população pudesse encher os recipientes.

Alguns pará-minenses chegaram a comprar enormes reservatórios de água e faziam o transporte através de caminhonetes. Em alguns casos o recurso hídrico transportado era cobrado.
chafariz_pocos_agua1

Com as chuvas que caem na região desde o final de 2015 o nível dos mananciais melhorou e a Concessionária Águas de Pará de Minas suspendeu o racionamento.

Porém, muitas pessoas perguntaram sobre a situação dos poços artesianos comunitários que estavam abandonados e desativados. É que eles buscavam água nestes locais para beber e fazer comida.

De acordo com o secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ramon Diniz Faria, os pontos de distribuição de água estavam desligados, mas estão sendo reativados por determinação do prefeito Antônio Júlio de Faria.

Ele explica que a concessionária vem encontrando dificuldades com a rede antiga de abastecimento e durante a manutenção a água tem chegado com uma coloração amarelada em algumas residências. Por isso os poços artesianos comunitários serão reativados caso os moradores queiram buscar água nesses pontos de captação:
ramdin_chfr

Ramon Diniz Faria
ramdin_chfr1

Entretanto, o secretário ressalta que serão instaladas torneiras menores para atender apenas as pessoas que precisarem de água para os afazeres domésticos. Os chafarizes não poderão ser usados para fornecer água para construções e outros fins:

Ramon Diniz Faria
ramdin_chfr2

Assim que a Concessionária Águas de Pará de Minas realizar os devidos reparos em toda a rede de abastecimento, o município não poderá fornecer mais a água para a população e gerar uma concorrência com a empresa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!