Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

camfraternidade
Para a Igreja Católica a Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário ocidental. As cinzas que os cristãos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira vida humana.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa, sem contar os domingos. São quarenta e seis dias antes da Sexta-Feira da Paixão, contando os domingos. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a Quarta-Feira de Cinzas como um dia para se lembrar da mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimônia.

É feita uma marca a testa de cada fiel com as cinzas, deixando uma marca normalmente até ao pôr do sol. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.

elisvd_freigalvao
Padre Elisvaldo Camilo de Souza, administrador da Paróquia de São Francisco, ressalta que durante os próximos quarenta dias os cristãos devem buscar mais a Deus e meditar a morte e ressurreição de Jesus Cristo:

Padre Elisvaldo Camilo de Souza
qfcnzpdelscmsz1

No Catolicismo Romano a Quarta-Feira de Cinzas é um momento de jejum e abstinência. Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval.

A Quarta-Feira de Cinzas também marca o início da Campanha da Fraternidade 2016 que abordará o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e propõe um olhar mais amoroso para o planeta e para a natureza, criando assim uma consciência fraterna e lembrando que nossos recursos são limitados e precisamos cuidar bem deles para que assim possamos viver bem. A CF 2016 é ecumênica, ou seja, realizada em união com as igrejas cristãs pertencentes ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!