ARSAP autoriza reajuste de 19,51% na tarifa de água em Pará de Minas

A Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento (ARSAP) de Pará de Minas autorizou a Águas de Pará de Minas a reajustar em 19,51% as tarifas dos serviços oferecidos pelo contrato de concessão assinado em 2015. O reajuste passa a valer em janeiro e o consumidor pagará a partir de fevereiro a conta de água com o novo cálculo.

Está previsto no contrato que a concessionária pode reajustar as tarifas a cada 12 meses. É feito o cálculo das tarifas e serviços complementares, enviado à ARSAP que fica responsável pela análise e aprovação.

Devido à pandemia do novo coronavírus, no ano passado não houve reajuste, mas a concessionária não conseguiu mais segurar os custos, que tem aumentado consideravelmente.

O Portal GRNEWS teve acesso aos cálculos feitos pela concessionária para chegar ao valor de 19,51%. A porcentagem foi motivada especialmente pelo IPA, que são os produtos derivados do petróleo e álcool, que variou 64,84% em um ano; e também a variação do índice de energia elétrica, de 13,31% entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021.

Considerando estas variações, a ARSAP aprovou o reajuste. Mesmo que o consumidor paraminense vá pagar mais caro a partir de fevereiro, nas primeiras faixas de consumo de todas as categorias, o valor da tarifa da Águas de Pará de Minas ainda está 15% abaixo quando comparado com a Copasa, antiga concessionária que operava no município até 2015.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!