Mutirão pretende castrar e microchipar 600 cães e gatos em Pará de Minas
Como o Portal GRNEWS adiantou, acontecerá um mutirão para castração de animais em Pará de Minas em novembro. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pretende castrar e microchipar cerca de 600 cães e gatos.
Entre 9 e 12 de novembro serão castrados 300 animais que estão sob a tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores. Outros 300 serão submetidos ao procedimento em dezembro.
A gerente de Vigilância em Saúde, Ana Carolina Campolina, explica que os protetores foram priorizados nesta primeira etapa da campanha devido a quantidade de animais que eles cuidam:
Ana Carolina Campolina
anacarolcastmut1
O veterinário Oscar Leitão Pinto é o responsável técnico do CCZ e detalha os cuidados que os tutores precisam ter antes da cirurgia:
Oscar Leitão Pinto
oscarleicastmut1
O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty ressaltou que a vinda do castramóvel é necessária, já que o Município tentou habilitar clínicas veterinárias para realizar o serviço e nenhuma demonstrou interesse:
Wagner Magesty
wagmagcastmut1
O serviço custará aos cofres públicos cerca de R$ 250 mil, pois não é apenas a castração. É preciso adquirir os chips para fazer a microchipagem.
Em dezembro serão agendados os procedimentos para o público em geral. A Secretaria Municipal de Saúde pretende divulgar links para que o próprio tutor faça o cadastro e também vai disponibilizar um telefone para a inscrição.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.