Mutirão pretende castrar e microchipar 600 cães e gatos em Pará de Minas

Como o Portal GRNEWS adiantou, acontecerá um mutirão para castração de animais em Pará de Minas em novembro. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pretende castrar e microchipar cerca de 600 cães e gatos.

Entre 9 e 12 de novembro serão castrados 300 animais que estão sob a tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores. Outros 300 serão submetidos ao procedimento em dezembro.

A gerente de Vigilância em Saúde, Ana Carolina Campolina, explica que os protetores foram priorizados nesta primeira etapa da campanha devido a quantidade de animais que eles cuidam:

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Ana Carolina Campolina
anacarolcastmut1

O veterinário Oscar Leitão Pinto é o responsável técnico do CCZ e detalha os cuidados que os tutores precisam ter antes da cirurgia:

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Oscar Leitão Pinto
oscarleicastmut1

O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty ressaltou que a vinda do castramóvel é necessária, já que o Município tentou habilitar clínicas veterinárias para realizar o serviço e nenhuma demonstrou interesse:


Wagner Magesty

wagmagcastmut1

O serviço custará aos cofres públicos cerca de R$ 250 mil, pois não é apenas a castração. É preciso adquirir os chips para fazer a microchipagem.

Em dezembro serão agendados os procedimentos para o público em geral. A Secretaria Municipal de Saúde pretende divulgar links para que o próprio tutor faça o cadastro e também vai disponibilizar um telefone para a inscrição.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!