Águas de Pará de Minas investe em tecnologia e utiliza equipamento de ponta para detectar vazamentos na rede

Águas de Pará de Minas/Divulgação

A concessionária Águas de Pará de Minas emprega novas tecnologias e processos em suas unidades para melhorar, ainda mais, os serviços prestados aos seus clientes. Com objetivo de reduzir eventuais perdas de água tratada, que já estão muito abaixo da média nacional, a empresa usa um moderno equipamento, o geofone, que é capaz de detectar vazamentos que não podem ser percebidos a olho nu.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo o gerente de Operações da concessionária, Thiago Santana, o dispositivo funciona por meio de ondas sonoras. “Ele identifica ruídos através de um sensor que fica apoiado no chão. Na medida em que ele detecta o barulho da água escoando e a intensidade do ruído vai aumentando, significa que estamos próximos da ruptura da -tubulação”, explica.

Águas de Pará de Minas/Divulgação

O trabalho é realizado preferencialmente à noite, período em que não há muita movimentação e barulho provocado pelo trânsito de veículos. Com menos ruído, o geofone detecta com ainda mais precisão. “O equipamento é muito sensível ao som e, para garantir a eficiência do serviço, a ação é realizada durante a noite, quando há menos ruído”, ressalta Thiago.

De acordo com o gerente, as ações de combate às perdas são realizadas de forma corretiva e preventiva. A corretiva é quando o problema é identificado e a preventiva é feita por meio de pesquisas diárias realizadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que direciona os possíveis locais de vazamento. “Esse trabalho preventivo reduz a perda de água e garante mais qualidade no sistema de distribuição”, afirma Thiago Santana. Com informações da Assessoria de Comunicação da concessionária Águas de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!