Teste da orelhinha é feito gratuitamente em recém-nascidos para detectar problemas auditivos
O Teste da Orelhinha, chamado também de Triagem Auditiva Neonatal é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assegurado por lei, e obrigatório para todos os recém nascidos brasileiros. Ele pode ser feito a partir de 48 horas de vida e leva até 10 minutos para ser concluído.
O exame é moderno e consegue diagnosticar problemas auditivos. Um estímulo sonoro é produzido e captado por uma sonda introduzida na orelhinha do bebê. O teste é importante para averiguar se há alguma perda auditiva, pois se houver, pode comprometer a fala da criança.
A fonoaudióloga Renata Luciana de Paiva Santos falou ao Portal GRNEWS sobre o teste, oferecido gratuitamente no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) aos recém-nascidos:
Renata Luciana de Paiva Santos
renatatesteorelhin1
Todos os bebês devem fazer o exame no primeiro mês de vida. Mas em alguns casos ele é ainda mais indicado, como destaca a fonoaudióloga:
Renata Luciana de Paiva Santos
renatatesteorelhin2
O exame é rápido, simples, não dói e causa apenas um desconforto no bebê.
Renata Luciana de Paiva Santos
renatatesteorelhin3
Caso haja alguma anormalidade, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa para receber o tratamento adequado. Tudo isso também gratuito, pelo SUS.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.