PM fiscaliza cumprimento das leis de trânsito visando combater infrações como estacionar em local proibido


O trânsito vem se tornando um grande desafio para os gestores municipais. O aumento considerável na frota de caminhões, carros e motos tem provocado congestionamentos e muitos acidentes nos centros urbanos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em regiões metropolitanas a situação é cada vez mais preocupante. Em São Paulo já foi implantado há alguns anos o rodízio de veículos nas vias levando em consideração os números finais das placas.

Os investimentos em mobilidade são muito tímidos e o progresso das áreas construídas é uma realidade. Segundo os especialistas, o ideal seria o uso de um transporte coletivo urbano de qualidade.

Além de contribuir com o meio ambiente, o uso de ônibus evita o caos e o estresse com longos engarrafamentos. Outro problema que está atrelado é o da falta de vagas nos estacionamentos de automóveis e até de motos.

Em Pará de Minas o trânsito da região central é muito complicado porque a área não foi projetada para receber um número tão grande de veículos. O desrespeito às sinalizações de estacionamento é gritante e mostra a complexidade da questão.

Um dos exemplos pode ser notado na avenida Alano Melgaço Barbosa, onde é proibido parar e estacionar, e muitas vezes formam-se filas de veículos estacionados. Outro é na avenida Presidente Vargas, nas proximidades da Ponte grande, onde muitos não respeitam a sinalização e estacionam tranquilamente na terceira faixa destinada a quem vai seguir e convergir para a avenida Brasil. Esse procedimento também trava o trânsito e provoca congestionamento naquela via.

O sargento Adriano Silva, da seção de Comunicação Institucional da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, explica que os militares fiscalizam as infrações de trânsito e toma as medidas cabíveis. Em alguns municípios existem órgãos específicos para realizar o trabalho:


Sargento Adriano Silva
transitosargentoadriano1

O militar explica que alguns condutores tem dúvida em relação ao estacionamento em vagas onde o meio-fio é pintado de amarelo. Isso é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e depende da sinalização:

Sargento Adriano Silva
transitosargentoadriano2

Todos os motoristas devem se submeter a todos os exames exigidos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os candidatos estudam todas as leis de trânsito, sinalização e passam pelo teste de direção. Portanto, deveriam cumprir aquilo que aprendem nas autoescolas. Na prática, isso não ocorre em muitas situações.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!