Trabalhadores rurais contabilizam prejuízos causados pela paralisação dos caminhoneiros


Desde o ano de 2013 o Brasil atravessa uma grave crise política e com isso a economia é afetada drasticamente. O atual mandato encerra no dia 31 de dezembro deste ano com um governo cada vez mais opressor.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Após o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) o vice Michel Temer (MDB-SP) assumiu a função de governar o país em 2015. Várias mudanças foram feitas, a maioria colocando mais pesos nas costas do povo brasileiro.

A última foi a política de preços de combustíveis da Petrobras. A medida resultou em reajustes constantes nos combustíveis e até mesmo no gás de cozinha. Os aumentos foram gigantescos e em curto prazo.

Os altos custos provocaram uma paralisação geral dos caminhoneiros em todas as regiões do país. A categoria parou tudo durante praticamente duas semanas e o desabastecimento atingiu todos os setores produtivos.

Os produtores rurais foram muito prejudicados por causa da falta de transporte de ração e outros insumos. Os prejuízos foram altos e somente na região de Pará de Minas foi registrada a morte de 15 mil frangos em granjas.

Os produtores de hortifruti também não tiveram condições de escoar a produção para a Central de Abastecimento (CEASA) e perderam toneladas de alimentos. Além disso, os preços tiveram uma alta absurda em poucos dias.

De acordo com Vicente Geraldo Rabelo Moreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pará de Minas, após a paralisação dos caminhoneiros a situação ficou dramática para o homem do campo. As perdas podem quebrar muitos produtores rurais:


Vicente Geraldo Rabelo Moreira
criseruralvicentemoreira1

O governo federal anunciou um desconto de R$ 0,46 no litro de óleo diesel e essa conta será paga pelas empresas e por trabalhadores. Como sempre a conta é paga pela população brasileira e por isso é preciso tomar consciência política:

Vicente Geraldo Rabelo Moreira
criseruralvicentemoreira2

Um produtor de frango da comunidade de Ribeirão do Ouro, zona rural de Florestal, perdeu 2.800 aves durante a paralisação dos caminhoneiros. Em uma pocilga de porcos os animais ficaram com tanta fome que estavam quase devorando uns aos outros:

Vicente Geraldo Rabelo Moreira
criseruralvicentemoreira3

Um dos vilões do país é alta carga tributária que incide sobre toda a cadeia produtiva. Além disso, o aumento dos custos e a recessão econômica não contribuem para que a conta feche com saldo positivo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!