Conselho municipal aprova plano de contingência para enfrentamento do novo coronavírus em Pará de Minas

O Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas publicou a Resolução 02/2020 que aprova o Plano de Contingência para enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19) no município, conforme apurado pelo Portal GRNEWS.

Para esta aprovação foram feitas várias considerações como a declaração de Emergência em Saúde Pública no município; a necessidade de efetivar medidas para resposta à pandemia; o estado de transmissão comunitária do vírus em todo o território nacional; e ainda a promoção de ações visando o controle de doenças, agravos ou fatores de risco, de interesse da saúde pública, e que compete aos gestores locais de saúde a definição de procedimentos e execução de medidas que visam impedir a contaminação ou propagação de doenças transmissíveis.

O Conselho ainda divulgou que o plano aprovado organiza as ações de prevenção e controle da COVID-19 e instituiu uma Comissão Técnica para Enfrentamento à doença. Com ela os procedimentos e regras passam a ser formalizados de modo a preservar a saúde dos paraminenses.

Esta comissão é um órgão assessor vinculado diretamente à Secretaria Municipal de Saúde que tem como atribuições integrar as informações recebidas e direcioná-las a realidade do município; publicar Notas Informativas a Rede de Saúde, direcionando a assistência ao usuário e a organização dos fluxos e serviços de saúde; e as ações de saúde serão propostas conforme o nível de plano de enfrentamento, sendo o Nível I ameaça de introdução do vírus, o Nível II, confirmação de caso importado e de contatos dos casos importados, sem transmissão sustentada e Nível III, transmissão sustentada.

O Conselho decidiu ainda que o Plano deve ser executado por seis meses ou enquanto durar o quadro de pandemia, sendo que pode ser avaliado e readequado semanalmente.

Ao Portal GRNEWS, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Flávio Medina Neto explica que os servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão empenhados no combate ao novo coronavírus. O Plano de Contingência criado é eficaz e inclusive se tornou referência para o governo estadual que já solicitou uma cópia para análise e possível aplicação tanto na esfera estadual como para servir de inspiração para outros municípios mineiros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!