Começa em Pará de Minas a etapa microrregional do JEMG com festa e incentivo à prática esportiva

Foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, 7 de maio, a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Pará de Minas recebe durante toda a semana uma das maiores competições estudantis do país.


Aproximadamente mil atletas, de 40 escolas representando 17 municípios estão alojados na cidade e competirão nas modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Os jogos acontecem em vários centros esportivos e quadras de Pará de Minas.


De Pará de Minas disputam atletas das escolas estaduais Fernando Otávio, Professor Wilson de Melo Guimarães, Avanny Vilena e Ângela Maria de Oliveira, além do Colégio Técnico São Francisco de Assis.


Desde 2013 o município não sedia uma etapa dos jogos, por isso tudo foi preparado com antecedência para que o município fizesse bonito na abertura que contou com a presença da Banda Musical Estudantil CAIC. Após as apresentações do grupo, as delegações animadas entraram na quadra do Poliesportivo do Clube Praça de Esportes.


Foram apresentados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Pará de Minas. Uma estudante de Pará de Minas ficou responsável por acender a pira olímpica que marca o início da competição.


O secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo Paulo Francisdale destaca a importância do JEMG não só para a prática esportiva, como também para o fomento do turismo na cidade. Segundo ele este é o primeiro passo para o município receber outros grandes eventos:


Paulo Francisdale
paulojemg

A Secretaria Municipal de Educação também esteve envolvida na preparação do JEMG e de acordo com a secretária Marluce Souza Pinto Coelho o esporte deve trabalhar aliado à educação:


Marluce de Souza Pinto Coelho
marlucejemg


Os Jogos Escolares de Minas Gerais são promovidos pela Secretaria de Estado de Esportes e de Educação. A Superintendência Regional de Ensino (SRE) tem papel importante na preparação do evento e ajuda o município na logística de alojamento dos atletas e professores, além da organização em geral. A superintendente regional de Ensino Silvânia Galvão destacou o nível das competições que tem melhorado a cada ano:


Silvânia Galvão
silvaniajemg

Leandro Pereira de Souza Júnior é aluno do Colégio Técnico São Francisco de Assis e a equipe dele vai disputar a competição no basquete. A expectativa é grande:


Leandro Pereira de Souza Júnior
lenadrojemg

Bárbara Eduarda Medeiros Silva tem 16 anos e joga futsal pela Escola Estadual Doutor José Gonçalves de Martinho Campos. A veterana do JEMG quer levar a medalha de ouro pra casa:


Bárbara Eduarda Medeiros Silva
barbarajemg


A equipe da Escola Estadual Professor Antônio Ribeiro de Estrela do Indaiá também marcou presença na etapa microrregional do JEMG. A turma do professor Leone Heitor de Araújo vai disputar o futsal nas modalidades 1 e 2. Para o treinador, a disputa do JEMG é uma forma de incentivar a prática esportiva nesses jovens:


Leone Heitor de Araújo
leonejemg

João Vitor Braga da Silva de 15 anos é jogador de basquete no Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC) de Pitangui. A cidade recebe em julho a etapa regional que inclui também escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Para os jovens atletas uma responsabilidade ainda maior:


João Vitor Braga da Silva
joaovitorjemg


A etapa microrregional do JEMG acontece até sábado (11) em Pará de Minas. Participam dos jogos escolas estaduais e particulares das cidades de Abaeté, Biquinhas, Bom Despacho, Conceição do Pará, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Florestal, Igaratinga, Leandro Ferreira, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Onça de Pitangui, Paineiras, Pequi, Pitangui e Quartel Geral.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!