Sindicalista pede ajuda da Prefeitura e da Câmara para resolver situação da Turi em Pará de Minas

Conforme o Portal GRNEWS adiantou, a Turi – Transporte Urbano Rodoviário e Intermunicipal Ltda., responsável pelo transporte coletivo urbano de Pará de Minas, pode paralisar as atividades no próximo dia 18 de abril caso nada seja feito para ajudar a empresa. Desde o início da pandemia, a Turi afirma que enfrenta dificuldades financeiras.

Muitos paraminenses deixaram de usar os ônibus após adquirirem motos e carros. Outros preferem utilizar carros por aplicativo ou táxis. Enquanto isto, diminuiu consideravelmente o número de usuários pagantes devido o número de carteirinhas de gratuidade e ainda, como parte do comércio ficou fechado por um período devido à pandemia e os trabalhadores em home office, os ônibus ficavam vazios.

Agora, com o retorno das atividades presenciais, quando a empresa acreditou que a movimentação nos ônibus voltaria à normalidade, veio novos aumentos, como do óleo diesel. Situação que se complica a cada dia.

Com o contrato em mãos, a Turi também precisa fazer investimentos para cumprir o cronograma de ações exigido pelo edital que venceu. Sem dinheiro, há poucos investimentos.

Ao Portal GRNEWS o gerente da empresa disse que está fora de cogitação o aumento da passagem, pois isto refletiria diretamente na população. A solução apontada seria um novo formato de linhas e um subsídio que poderia ser concedido pela Prefeitura.

Mas até agora nada foi decidido e a empresa ameaça parar as atividades ainda neste mês de abril.

O Portal GRNEWS ouviu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pará de Minas Francisco Ferreira Borges que ainda não foi comunicado da decisão. O sindicato representa parte dos trabalhadores da Turi e luta pelos direitos destes empregados.

Segundo ele, há anos vem cobrando uma solução para esta situação da empresa, que não consegue arcar com todas as despesas, afinal é cada vez menor a quantidade de pessoas que utilizam ônibus. Pede ainda uma solução do poder público o quanto antes:


Francisco Ferreira Borges

franciscofbturipar1

Francisco Ferreira Borges também teme que caso a empresa não consiga arcar com todos os custos, demita os trabalhadores:

Francisco Ferreira Borges
franciscofbturipar3

O sindicalista também criticou o estacionamento gratuito na área central de Pará de Minas. Ele denuncia que muitos lojistas estacionam os veículos na Benedito Valadares de manhã e só tiram os veículos à noite, atrapalhando os próprios clientes:

Francisco Ferreira Borges
franciscofbturipar2

A Turi venceu a licitação em Pará de Minas em outubro de 2019 para comandar o transporte coletivo urbano pelos próximos 15 anos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!