Cristo Redentor é revitalizado, escadaria ganha corrimãos, guarda-corpos e estações da Via Sacra

Inaugurado em 1963, o Cristo Redentor localizado no alto da Serra de Santa Cruz, é um dos principais pontos turísticos de Pará de Minas. Várias histórias e causos são contados do monumento que recebe sempre manutenções, porém precisa de uma revitalização geral.


E esta reforma foi feita pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. Guarda-corpos com corrimãos foram instalados ao longo de toda a escadaria de acesso ao Cristo, trazendo mais segurança às pessoas. São 608 degraus ao todo. O monumento principal foi pintado. Feita em concreto, argila, ferro e alumínio, a estátua de 12 metros recebeu uma pintura novinha, ficando ainda bonita. Lixeiras também foram instaladas no mirante e feita a roçada nos arredores. Agora é possível ver com clareza a cidade em um ângulo de 360º. O Município investiu aproximadamente R$ 600 mil na obra.


A secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional Andréia Xavier Paulino e o diretor da Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – Sica, Samuel Lopes, participaram do Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube, e falaram sobre o ponto turístico revitalizado:


Andréia Xavier Paulino

andreiaxppgr07041

A secretária lembra que o projeto é um sonho antigo e agora toda a Secretaria está radiante em inaugurar toda a revitalização:

Andréia Xavier Paulino
andreiaxppgr07042

A via sacra é um espetáculo à parte. Totens foram colocados ao longo da escadaria com imagens pintadas pela artista Edna Morato retratando todo o sofrimento de Jesus na cruz, da condenação à morte, passando pelo Calvário, sua crucificação, até o sepulcro.


Samuel Lopes foi um dos profissionais que esteve à frente de todo o projeto e destaca sua alegria com a revitalização:


Samuel Lopes

samuellpgr07041

Ele lembra ainda que a inauguração acontece em um momento especial para os cristãos que festejam na próxima semana a ressurreição de Jesus. Destaca também que Pará de Minas possui pontos turísticos, inclusive religiosos:

Samuel Lopes
samuellpgr07042


A inauguração das estações da Via Sacra e da revitalização da escadaria de acesso ao Cristo Redentor é no sábado, 9 de abril, a partir de 17 horas. Haverá apresentações da Banda Dommus, Banda Lira Santa Cecília e Coral Bittencourt. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Pará de Minas. Para assistir clique AQUI. Entre as presenças confirmadas constam o secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira e o deputado federal Diego Andrade (PSD).

Saiba mais sobre o Cristo Redentor
“Idealizada por Joaquim Xavier Villaça, popularmente conhecido por Nem Villaça, após adquirir uma pequena imagem do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, a escultura do Cristo Redentor de Pará de Minas foi inaugurada em 25 de agosto de 1963, com uma missa campal celebrada pelo bispo diocesano Dom Cristiano Portela de Araújo Pena. O maior monumento esculpido de Pará de Minas repousa solenemente sobre o topo dominante da Serra de Santa Cruz, em terreno doado por José Alves Ferreira de Oliveira, dentro da área urbana de Pará de Minas. Para sua construção, iniciada por volta de 1958, Nem Villaça contou com o respaldo técnico e Engenheiro Civil Ives Soares da Cunha, e da mestria de ofícios dos pedreiros Adriano de Carvalho e Vicente Pereira Duarte, conhecido como Vicente Brás.

A imagem do Cristo de Pará de Minas, num arremedo figurativo do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, soerguido em 1931, em estilo Art Déco, posta-se sobre pedestal de base em tronco de pirâmide, perfazendo-se um total de doze metros de altura, tendo a mesma medida de ponta a ponta das mãos, que medem 1,10m. cada; a cabeça mede 1,10 m. O realismo da expressão escultórica é tratado com linhas ricamente detalhadas, conferindo-lhe a serenidade, que se contrapõe à rigidez da constituição métrica. O coração de alumínio no peito da imagem foi resultado da fundição de objetos como talheres, copos, formas e outros utensílios doados pela comunidade de Pará de Minas. Curiosamente, a imagem do Cristo Redentor tem seu olhar voltado para a residência do seu idealizador e construtor Joaquim Xavier Villaça (Nem Villaça), localizada na Praça Francisco Torquato, nº 54 (já demolida).

Sua localização privilegiada, no alto da Serra da Santa Cruz, em platô basicamente horizontal, de onde se descortina vista panorâmica em 360º da linha do horizonte, configurando um mirante urbano e, reciprocamente, dando-se como visto de quase todos os pontos do Distrito Sede. Assim, a escultura monumental assume um papel no cenário e traçado urbano, afigurando-se como um dos pontos turísticos mais notórios da região.

Em 31 de maio de 1970, o Lions Club homenageou o idealizador da obra com uma placa fixada no pedestal do monumento, expressando a gratidão da comunidade. Na ocasião foi rezada a Santa Missa pelo Reverendíssimo Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, do qual se tem os seguintes versos na referida placa:
“DE BRAÇOS ABERTOS
NUM GESTO DE AMOR
PROTEGE ESTA TERRA
O DEUS REDENTOR
IDÉIA SUBLIME!
FELIZ REALIDADE
QUE O BOM NEM VILAÇA
LEGOU À CIDADE”.

Além dos dizeres:
“A JOAQUIM XAVIER VILAÇA
A GRATIDÃO DO POVO PARAENSE.”

A escadaria de acesso a ele, com 608 degraus e quatorze patamares, para escalada fervorosa de fieis serra acima, principalmente na Semana Santa, foi concluída em 1990. O acesso também pode ser feito por uma estrada pavimentada, o que faz do local um dos pontos turísticos mais visitados, de onde se tem uma vista privilegiada de toda a cidade.

O monumento foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas em 04/04/2003, por meio do Decreto Municipal Nº 3.535. Em 9 de abril de 2022, a Prefeitura Municipal de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou uma importante obra de revitalização da Estátua do Cristo, bem como da colocação de corrimão ao longo da escadaria de acesso, além da instalação de 14 painéis da Via Sacra. O Cristo Redentor, símbolo da fé e religiosidade do povo predominantemente católico do Município, tornou-se referência artística, arquitetônica, turística e urbana de Pará de Minas.” Estas informações sobre a história do Cristo Redentor foram repassadas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!