COVID-19: Pará de Minas tem 212 casos suspeitos da doença e um confirmado

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas divulgou no fim da tarde desta terça-feira (07) os números referentes ao novo coronavírus na cidade. São 221 notificações até o momento, sendo que oito casos foram descartados, 212 ainda estão em investigação e um confirmado para COVID-19.

Segundo a Secretaria, os dados são informados pelo sistema e-SUS VE, desenvolvido pelo DATA SUS exclusivamente para atender a alta demanda de notificações da doença.

Os profissionais da saúde de cada município fazem as notificações e em tempo real são acessadas tanto pelas prefeituras quanto pelos governos estaduais. O sistema é dinâmico e os números são constantemente atualizados.

É por isso que acontecem divergências entre os dados das secretarias municipais e os governos estaduais.

Segundo Maria de Lourdes Liguori, enfermeira e Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os números dos casos suspeitos, descartados e confirmados da doença são atualizados em tempo real e podem divergir, conforme o momento da consulta feita pelo próprio município e pelo governo do Estado. Por essa razão, é necessário ficar atento aos horários das atualizações dos boletins.

Quanto aos exames, a Secretaria informou que somente pacientes hospitalizados com síndrome respiratória grave e profissionais da saúde com sintomas respiratórios fazem o teste pela rede pública.

Até a última semana, somente a Fundação Ezequiel Dias (Funed) realizava o diagnóstico para identificação da COVID-19 em Minas Gerais pela rede pública de saúde. A demora era pela quantidade de exames, já que todo o Estado enviava para a Funed os testes.

De acordo com Maria de Lourdes Liguori, o prazo para liberação dos resultados laboratoriais para a confirmação do coronavírus varia de 15 a 20 dias. Os resultados poderão ser agilizados quando os testes rápidos forem disponibilizados para o município, o que ainda não aconteceu.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!