Mobilização em Pará de Minas com muitas atividades no Dia Internacional da Mulher

jlnatngr_diamul
Na terça-feira, 08 de março, será comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi associada a dois fatos históricos. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil de Nova York, nos Estados Unidos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Especula-se que em 8 de março de 1857 trabalhadoras ocuparam uma fábrica para protestar contra más condições de trabalho. O movimento teria sido reprimido com extrema violência. As operárias teriam sido trancadas dentro do prédio, o qual foi incendiado.

Nesta ocasião cerca de 130 mulheres teriam morrido. O outro acontecimento é um incêndio de uma fábrica, o qual teria ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Mas, até hoje não existe consenso quanto aos fatos.

O tema divide opiniões. Muitas mulheres declaram que não gostam desta celebração, principalmente porque o calendário não contempla uma data específica para o homem. Outras adoram. Homens em sua maioria são indiferentes a esta discussão, mas fazem questão de homenagear as mulheres.

Para marcar a data, em Pará de Minas será promovida uma mobilização para celebrar o dia dedicado a elas. O movimento acontecerá terça-feira (8), entre 8h e 11h, na Praça Delfim Moreira, Centro, em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Tânia de Moura Morato, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), revela que foi firmada uma parceria com diversos órgãos governamentais para a realização do evento:

Tânia de Moura Morato
tanmar_dmlh

Juliana Rezende da Fonseca, referência Técnica de Promoção à Saúde, informa que será aferida a pressão arterial e divulgadas informações sobre alimentação, aleitamento materno, saúde bucal, câncer de mama, tabagismo, entre outros:

Juliana Resende da Fonseca
jlan_dmlh

Segundo Mari Greco, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, também serão distribuídos panfletos com informações referentes à Lei Maria da Penha e fitas cor de rosa. Ela convida toda a população para participar:

Mari Greco
margrc_dmlh

Em dezembro de 1977 a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o Dia Internacional da Mulher para lembrar conquistas sociais, econômicas e políticas das mulheres em todo o planeta.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!