Desemprego em alta e número de vagas cada vez menor na agência do SINE de Pará de Minas


O ano de 2017 fechou com 12,3 milhões trabalhadores brasileiros desempregados. Mas a média anual ao longo do ano passado foi de 13,2 milhões de pessoas sem emprego, conforme levantamento divulgado em janeiro de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nos últimos anos devido a crise econômica, milhares de empresas fecharam as portas ou reduziram significativamente o quadro de funcionários por necessidade de cortar gastos para se manterem ativas.

Muitos profissionais têm migrado para o mercado informal, trabalhando como motoristas de aplicativos, por exemplo. Outros se tornaram microempreendedores individuais ao abrir algum pequeno negócio para pagar as contas e sobreviver a esta crise.

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) sempre intermediou a relação dos colaboradores com as empresas. A agência em Pará de Minas recebe as vagas disponíveis e faz a divulgação e o encaminhamento.

Ao longo de 2017 muitas vagas ficaram disponíveis e faltavam candidatos. Parece contraditório em uma cidade com milhares de desempregados. Mas o argumento é que a maioria das pessoas que procurou o SINE para preencher as vagas não tinha a qualificação exigida pelas empresas contratantes.

Entretanto, nos últimos meses o número de oportunidades de emprego tem sido escasso. Para a tristeza de milhares de pessoas que estão tentando entrar ou voltar ao concorrido mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia da escassez de vagas de emprego, na agência município de Pará de Minas na segunda e na terça-feira, 5 e 6 de fevereiro, foram ofertadas apenas 7 vagas em cada um dos dias; nesta quarta (7) a oferta foi de apenas 3 vagas e para esta quinta (8) serão ofertas apenas 6 vagas de emprego.

Um estudo divulgado por Vilson Antônio dos Santos, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, indica que existem milhares de desempregados em Pará de Minas que conta quase 100 mil habitantes.

Sobre o número cada vez mais baixo de vagas de emprego disponíveis no SINE, ele afirma que a agência do SINE não pode obrigar as empresas a divulgarem as vagas de trabalho e por isso é importante à parceria:


Vilson Antônio dos Santos
vagasnosinevilson1

Ressalta que o SINE e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) também disponibilizam a estrutura necessária para que as empresas parceiras possam capacitar mão-de-obra e atender suas demandas:

Vilson Antônio dos Santos
vagasnosinevilson2

A agência do SINE de Pará de Minas funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na rua Alferes Esteves, 95, Centro. O telefone de contato é o (37) 3231-9008.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!