CCZ disponibiliza vacina contra a raiva animal e meta é imunizar maior número possível de cães e gatos


A campanha de vacinação contra a raiva animal teve início em Pará de Minas no dia 1º de agosto. O objetivo do poder público municipal é imunizar toda a população de cães e gatos das áreas urbana e rural.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os proprietários já podem levar os animais até o Centro de Controle de Zoonoses, localizado nas proximidades do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, bairro João Paulo II, em Pará de Minas. O órgão está disponibilizando a vacina antirrábica.

Em cães a doença pode se manifestar de duas formas: a furiosa que provoca angústia, inquietude, excitação, tendência à agressão, latido rouco, tendência a fugir de casa, falta de coordenação motora, crise convulsiva, paralisia, coma e morte.

Também existe a muda ou paralítica, com falta de excitação, busca de lugares escondidos ao abrigo da luz, paralisia dos membros posteriores, estendendo-se por todo o corpo do animal, entre outros.

Nos gatos a raiva geralmente, apresenta-se sob a forma furiosa, com sintomatologia similar a do cão. A mudança de comportamento, muitas vezes, não é observada, uma vez que a maioria dos gatos são animais domesticados.

De acordo com o médico veterinário Carlos Magno Barbosa Diniz, a vacina tem um índice de imunidade muito bom. Porém, é preciso manter a proteção anual contra a raiva animal para garantir a saúde dos animais:


Carlos Magno Barbosa Diniz
vacinacaocarlosmagno1

Acrescenta que a meta é imunizar o maior número de animais possíveis para que o vírus seja controlado. A doença é dividida em diferentes ciclos e proliferação pode ocorrer por meio de cães, gatos e até morcegos:

Carlos Magno Barbosa Diniz
vacinacaocarlosmagno2

A imunização de cães e gatos começou a ser realizada nas propriedades da zona rural. No dia 19 de agosto será promovido o Dia D e os animais devem ser levados até os pontos de vacinação no município de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!