Paraminenses podem participar de pré-conferências que discutirão ações de enfrentamento às desigualdades sociais

Como o Portal GRNEWS adiantou, a XII Conferência Municipal de Assistência Social será realizada virtualmente no dia 18 de agosto. Tratando do enfrentamento às desigualdades, o objetivo é avaliar a situação da Assistência Social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor diretrizes e ações para aperfeiçoar o sistema.

Este ano o tema é “Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” e o lema, “Minas Gerais unida em defesa do SUAS”.

Para definir as ações, a conferência é realizada em cinco eixos temáticos. No primeiro será tratada “a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades”.

Já o eixo 2 trata do “financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

No terceiro será debatido o “Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários”.

O eixo 4 discute a “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.

E para encerrar, no eixo 5, a “Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências”.

Com intuito de ampliar a participação de toda a comunidade, pré-conferências serão realizadas em locais já definidos, como destaca a assistente social Denise Alencar Donisete de Castro:

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Denise Alencar Donisete de Castro
denisealeconfxii1

As pré-conferências acontecem na modalidade híbrida, tanto virtual como presencial, seguindo as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Podem participar das pré-conferências e também da conferência quem é envolvido na assistência social e também pessoas interessadas em questões políticas, como gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos; trabalhadores do SUAS e organizações; usuários e representantes de organizações de usuários; representantes de Conselhos Setoriais como de saúde e educação e também de Defesa de Direitos como das crianças e adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, igualdade racial, LGBTQIA+, e representantes das universidades, do poder Legislativo federal, estadual e municipal, do judiciário e do Ministério Público.

Para a assistente social, este é um momento de todos participarem e ajudarem a mudar políticas públicas:

Denise Alencar Donisete de Castro
denisealeconfxii2

Veja os locais e horários das pré-conferências:

13/07 – 19 horas
Local: Associação São Paulo Apóstolo – Bola de Gude
Parceiro: AJUTA
Rua Padre Zanor, 83 – Dom Bosco

14/07 – 9 horas
Local: Centro de Convivência dos Idosos
Parceiro: Cidade Ozanam
Rua São Francisco de Assis, 140 – JK

15/07 – 19 horas
Local: Associação Bela Vista – ABEV
Rua Francisco Assis Marinho, 353 – Recanto da Lagoa

16/07 – 9 horas
Local: Cras Augusto de Oliveira Duarte
Parceiros: Instituto Casa Padre Libério e Projeto Transformando Gerações
Rua George Collins , 371 – Walter Martins

21/07 – 9 horas
Local: Centro Pop
Parceiro: Instituto Integrar Vidas
Rua Acre, 84 – São José

29/07 – 9 horas
Local: APAE
Rua Inocêncio III, 340 – São Francisco

04/08 – 14 horas
Local Patronato
Rua Padre Zanor, s/nº – Dom Bosco

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!