CISPARÁ passa a ser entidade pública e será transferido para o prédio do Pronto Atendimento em Pará de Minas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


Na manhã desta segunda-feira, 6 de março, os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (CISPARÁ) participaram de uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os representantes dos municípios da microrregião discutiram a proposta de transformação da instituição de particular para pública. Essa medida foi aprovada pela assembleia presente e devidamente registrada.

Outra novidade será a transferência da estrutura do CISPARÁ, que atualmente funciona na avenida Presidente Vargas, 16, Centro, em Pará de Minas, para o prédio onde funciona o Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, no bairro Senador Valadares.

Essa alteração resultará no corte de gastos com o aluguel e serão instalados para o Pronto Atendimento Municipal os equipamentos de ultrassom e mamógrafo. Esses equipamentos serão utilizados no atendimento das demandas por exames dos pacientes da microrregião.

Também foi acertada uma parceria de colaboração técnica com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (CISMEP) sediado no município de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.

No ano de 2014, a denominação contratual foi alterada, passando de consórcio para instituição. Com isso foi elaborada a nova marca: Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP).

Marcílio Valadares (PSDB), prefeito de Pitangui e presidente do CISPARÁ, informa que a partir de agora o consórcio poderá firmar parcerias com órgãos públicos e receber verbas estaduais e federais para ajudar no custeio dos serviços de saúde:

Marcílio Valadares
cisparamarciliovaladares1

Ele ressalta que os serviços de imagem auxiliarão muito na realização dos exames através do Sistema Único de Saúde (SUS). Pará de Minas continuará sendo polo, seguida por Pitangui visando reduzir custos:

Marcílio Valadares
cisparamarciliovaladares2

O prefeito de Pará de Minas Elias Diniz (PSD) afirma que a saúde pública é uma prioridade para todos os municípios. Todos os esforços estão sendo feitos para que mais especialistas atendam as demandas da microrregião:

Elias Diniz
cisparaeliasdiniz1

Os equipamentos do CISPARÁ serão instalados em uma das salas do Pronto Atendimento Municipal, onde também funcionará o Raio-X. A parceria com a ICISMEP será no sentido de trazer médicos especializados para reduzir a fila de espera:

Elias Diniz
cisparaeliasdiniz2

Procópio Celso de Freitas (PMDB), prefeito de Conceição do Pará, fez uma avaliação muito positiva da reunião com os prefeitos que integram o CISPARÁ. Ele destaca a importância das parcerias para que os serviços continuem sendo prestados neste difícil momento de crise econômica:

Procópio Celso de Freitas
cisparaprocopiocelsodefreitas

O CISPARÁ é formado pelos municípios de Pará de Minas, Florestal, Leandro Ferreira, Conceição do Pará, Onça de Pitangui, Papagaios, Pitangui, Maravilhas, Igaratinga, Nova Serrana, São José da Varginha e Pequi.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!