Mesmo sem nenhum caso, vacina contra a Febre Amarela está disponível nas unidades de saúde de Pará de Minas


Nos últimos dias a região metropolitana da grande São Paulo está em estado de alerta para os casos de Febre Amarela. A doença é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No perímetro urbano o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e o Zika vírus. É fundamental o controle do mosquito e a vacinação das pessoas que vivem em áreas endêmicas.

Entre os sintomas iniciais estão febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares. Também podem surgir sintomas mais graves como diarreia, convulsões e delírio e hemorragias internas.

A cor amarelada que produz em casos avançados deu origem ao nome. A vacinação está disponível nos postos de saúde de Pará de Minas e uma dose apenas garante imunidade por toda a vida.

De acordo com Maria de Lourdes Liguori, referência técnica da Vigilância Epidemiológica, o município de Pará de Minas é uma área endêmica apesar de não ter registrado nenhum caso de Febre Amarela em pessoas ou animais:


Maria de Lourdes Liguori
febreamarelamariadelourdes1

Ressalta que a vacina está disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) durante todo o ano. É importante que a população não espere a existência de casos da doença para se imunizar. É preciso manter o cartão de vacinas em dia:

Maria de Lourdes Liguori
febreamarelamariadelourdes2

No município de São Paulo foi constatado caso de Febre Amarela em um macaco no Horto Florestal. Por isso foi montado um plano de ação para vacinar a população e evitar a proliferação da doença na capital paulista. Vários parques da cidade foram fechados e a população está sendo imunizada contra a doença.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!