Dezenas de trabalhadores demitidos e sindicalista teme fechamento de mais uma fábrica têxtil em Pará de Minas

O Município de Pará de Minas já foi considerado um polo na produção têxtil em todo o país. Com várias fábricas em operação o setor manteve a economia da cidade por décadas. A indústria têxtil faz parte da história de Pará de Minas desde 1895.

Mas o mercado estrangeiro também ganhou notoriedade e para alguns empresários sai mais barato comprar fora do Brasil. Isto fez com que muitas fábricas fechassem ao longo dos anos.

Hoje Pará de Minas tem apenas duas empresas do setor, a Santanense e a Coopertêxtil. Além disso, a reativação da Arizona Têxtil está cada vez mais distante, conforme publicado pelo Portal GRNEWS.

Uma delas demitiu recentemente quase 70 empregados e a situação vem se complicando, como contou ao Portal GRNEWS o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Pará de Minas, Neuler Ribeiro:


Neuler Ribeiro

neulerrsitsant1

Ele destaca ainda a atual situação do mercado. No início da pandemia, as tecelagens ganharam notoriedade afinal a venda de tecidos cresceu devido à demanda por máscaras. Agora, com o retorno de certa normalidade, as vendas de tecidos continuam:

Neuler Ribeiro
neulerrsitsant2

Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) mostram que o setor deve crescer apenas 1,2% em 2022.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!