IMA não definiu se mantém calendário de vacinação; imunização contra febre aftosa está prevista para maio

Os produtores rurais já estão acostumados com o calendário nacional de vacinação em Minas Gerais. Em maio acontece a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa. Durante todo o mês os criadores podem comprar a vacina e imunizar bovinos e bubalinos. Em seguida, nos primeiros dez dias de junho eles podem comparecer a um escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para apresentar a documentação que comprova a vacinação.

Mas este ano, em meio à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) há muitas dúvidas e alguns produtores questionaram ao Portal GRNEWS se está mantida a vacinação contra a aftosa para o mês de maio.

A reportagem do Portal GRNEWS então conversou com o chefe do escritório regional do IMA de Pará de Minas, Lucas Silva Jardim. Segundo ele ainda não há nenhuma definição. Profissionais do Instituto estão reunidos com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e também da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para definirem estratégias e medidas:

Lucas Jardim
lucasjardvaccor1


Recentemente o Mapa orientou às superintendências federais de Agricultura nos estados e aos serviços ligados à vigilância agropecuária para que não suspendam as campanhas de vacinação. Solicitou que apenas as declarações não precisem ser entregues presencialmente, como acontece hoje.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!