Trabalhadores instalam canteiro de obras para construção de ponte na rua Dr. Celso Charuri

O temporal que caiu em Pará de Minas no dia 24 de janeiro continua causando transtornos. Parte da rua Dr. Celso Charuri, próximo à rua Alemanha no bairro Senador Valadares, foi interditada no dia pois causava riscos a quem passava no local.

Já no dia 17 de fevereiro o que era previsto pelo setor de engenharia da prefeitura aconteceu. A rua cedeu por causa do grande volume de água no córrego Água Limpa. No local havia tubos armcos que não suportaram a quantidade de água.

Após estudos e avaliações ficou definida a construção de uma ponte na rua, que segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Gonçalves, será para os próximos 100 anos. Por ter decretado situação de emergência por causa das chuvas em Pará de Minas, a prefeitura não terá que licitar a obra. Pode apenas solicitar três orçamentos e a empresa que oferecer o serviço pelo menor preço é a escolhida.

A S3 Construtora Ltda., que construiu a ponte da rua Cardeal Hugolino, ofereceu o menor preço por já estar na cidade com os funcionários, máquinas e equipamentos. A empreiteira receberá R$ 499.977,65 e deve entregar a obra em no máximo três meses.

Recentemente o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura José Cornélio de Oliveira disse ao Portal GRNEWS que em 15 dias as obras teriam início, pois faltavam alguns documentos e a assinatura do contrato. Mas parece que tudo se resolveu em tempo recorde. A reportagem do Portal GRNEWS esteve na rua Dr. Celso Charuri na manhã desta quinta-feira (5) e os trabalhadores já estão no local.

Como o projeto está pronto, a execução pode ter início. Cerca de dez homens trabalharão na construção da ponte que terá 17 metros de largura, 10 metros de comprimento e três de altura.

O canteiro de obras está montado e as máquinas já começaram a trabalhar. Primeiro será retirada a camada asfáltica e aberta a passagem para que o córrego passe sem problemas, eliminando de vez os tubos ármicos que tantos transtornos causaram nos últimos anos em vários pontos da cidade.

Mas os motoristas devem ter atenção redobrada. O trânsito foi desviado na região e as alternativas agora são as ruas Áustria e Dr. Olavo Vilaça. Esta última, de terra, foi preparada para receber o novo fluxo de veículos, mas mesmo assim está bem desnivelada e é preciso trafegar devagar.

Outra alteração no trânsito que será feita em breve, será a interdição da avenida de Lima. Em frente à fabrica de laticínios existente ali, a rua será fechada pois no local há uma ponte de madeira que não suporte o transito intenso e veículos pesados.

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