Profissionais da Saúde esclarecem dúvidas e vacinam paraminenses contra a febre amarela


De acordo com boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) na sexta-feira, 03 de março, 99 pessoas morreram em Minas Gerais por complicações da febre amarela. Outras 181 mortes que podem ter sido provocadas pela doença estão sendo investigadas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Esse surto de febre amarela já é considerado o maior no Brasil desde o ano de 1980, quando o Ministério da Saúde passou a divulgar dados da série histórica. O ano mais grave havia sido 2000, quando 40 vítimas da doença morreram.

Até o final de fevereiro o estado havia contabilizado 1.027 notificações de febre amarela. Destas suspeitas, 234 foram confirmadas, 57 descartadas e as demais estavam sendo analisadas.


A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae. No meio rural e silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Em área urbana o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

A principal forma de prevenção à doença é a vacinação. No caso das crianças o Ministério da Saúde recomenda a administração de uma dose aos nove meses e um reforço aos quatro anos de idade.

Segundo Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, existe uma grande procura nos postos de saúde por parte de pessoas que estão em dúvida sobre a vacina:


Érica Regina da Silva
vacinafebreamarelaericareginadasilva1

A dose está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde de Pará de Minas. A aplicação é em dose única e deve ser reforçada após dez anos. Para quem vai viajar a orientação é vacinar 10 dias antes:

Érica Regina da Silva
vacinafebreamarelaericareginadasilva2

O horário de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h30min. Vale lembrar que é preciso levar o cartão de vacina.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!