Medalha Governador Benedito Valadares homenageia políticos que sempre trabalharam por Pará de Minas

Três políticos paraminenses receberam na noite desta quarta-feira, 4 de dezembro, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Pará de Minas. A Medalha Governador Benedito Valadares foi entregue ao deputado estadual Inácio Franco (PV), ao deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB) e ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Antônio Júlio de Faria (MDB).

A Medalha foi criada pela Lei nº 1.494 sancionada em 1980 pelo então prefeito José Porfírio de Oliveira. Banhada em ouro, ela é entregue após o Conselho Permanente, formado pelo presidente da Câmara Municipal, um juiz da Comarca, um promotor de Justiça, o prefeito, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM) selecionarem alguns nomes.

Mas a Medalha Governador Benedito Valadares não pode ser concedida a qualquer pessoa. Há vários requisitos que devem ser preenchidos para que o cidadão paraminense seja homenageado, entre eles contribuir para o desenvolvimento de Pará de Minas, quem prestou serviço público por mais de 15 anos, entre outros.

A solenidade de entrega da Medalha Governador Benedito Valadares aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados, além de prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmara municipais de toda a região.

Para o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas Dilhermando Rodrigues Filho (PSDB), é uma alegria fazer parte deste momento histórico:

Dilhermando Rodrigues Filho
dileentregamedalhabvr1


Inácio Franco foi ao evento acompanhado de sua equipe e familiares. Formado em Direito, ele é empresário e produtor rural. Em 2000 foi eleito prefeito de Pará de Minas e se apaixonou pela política. Em seu quarto mandato como deputado estadual pelo Partido Verde (PV), Inácio Franco atua diretamente no município, conseguindo recursos junto ao Governo de Minas e trabalhando em prol da população. Receber a Medalha, pra ele, é uma honra:

Inácio Franco
inaciofrancomedalhabvr1


O deputado federal Eduardo Barbosa está em Brasília e foi representado pela irmã Elma Barbosa de Araújo. Eduardo é formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um apaixonado pelas causas sociais, ingressando em 1986 na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Foi presidente da entidade e em 1994 eleito deputado federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em seu sétimo mandato, o parlamentar é membro das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Educação, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Segundo a irmã Elma Barbosa, o deputado está honrado e feliz com a homenagem:

Elma Barbosa de Araújo
elmabarbozamedalhabvr1

Formado em Direito pela Universidade de Itaúna, Antônio Júlio de Faria é também empresário. Em 1982 entra para a política no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) sendo eleito prefeito de Pará de Minas. Já em 1991 foi para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais ficando no cargo até 2012 quando foi eleito prefeito de sua cidade natal.

Antônio Júlio nunca escondeu sua admiração por Benedito Valadares Ribeiro. Em seu discurso após receber a homenagem na Câmara se emocionou e disse que acordou ansioso para ter em mãos a Medalha. Para ele, Benedito Valadares foi um dos homens mais íntegros e honestos da política e ele se espelha nele para realizar seu trabalho:

Antônio Júlio de Faria
antoniojuliomedalhabvr1


A Medalha Governador Benedito Valadares deve ser entregue todos os anos no dia 4 de dezembro, data de nascimento do político. Benedito governou Minas Gerais entre os anos 1933 e 1945. Também foi deputado federal entre 1946 e 1950, e senador entre 1954 e 1962. Faleceu no Rio de Janeiro em 1973. Ele é lembrado por ser o político que governou Minas por mais tempo, 12 anos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!