Economista dá dicas para quem está passando por aperto financeiro durante a pandemia e quer ajustar as contas

Mudança de hábitos, produtos básicos da alimentação diária custando mais caro, e por aí vai. A pandemia do novo coronavírus mudou todas as rotinas e com isso tem muita gente passando dificuldade financeira.

Enquanto uns perderam o emprego devido a crise, outros tiveram salário reduzido, ou até mesmo quem não teve perdas diretas está sofrendo para manter as contas em dia. É que a maioria dos produtos e serviços teve alta no preço.

Diante da situação, o Portal GRNEWS conversou com o economista Ruperto Benjamin Cabanellas Vega. Ele, que também é o diretor-geral da Faculdade de Pará de Minas (Fapam), esteve no Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – desta sexta-feira, 4 de setembro. O PGR é apresentado de segunda a sexta-feira, das 13 às 15 horas, pelo Portal GRNEWS, no canal do Youtube grnewsnoticias (Assista AQUI). Durante o programa todos podem participar com mensagens através do canal no Youtube ou pelo WhatsApp (37) 9 9915-0644.

Ele explica que organizar o orçamento familiar é essencial para manter as contas em dia. Destaca que é preciso anotar e controlar os gastos:


Ruperto Benjamin Cabanellas Vega
rupertobcveconopand1

Após anotar todos os recebimentos e gastos, muita gente opta por tentar uma segunda renda para manter alguns custos que considera essenciais para a família.

Neste caso, segundo o economista, é preciso ver qual é seu talento e investir nisto para ajudar a complementar a renda:

Ruperto Benjamin Cabanellas Vega
rupertobcveconopand2

Mas ao tentar encontrar uma forma de complementar a renda familiar é preciso ficar atento para não se endividar ainda mais, como destacou Ruperto Vega:

Ruperto Benjamin Cabanellas Vega
rupertobcveconopand3

Outras sugestões do economista para realmente fazer o orçamento familiar é listar todas as despesas fixas. Depois disso determine os gastos essenciais de sobrevivência e evite gastar com supérfluos. É interessante ainda pesquisar preços e mesmo que não esteja saindo de casa, a internet pode ser de grande ajuda neste ponto.


Durante o Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – no Portal GRNEWS desta sexta-feira, 4 de setembro, o economista e diretor-geral da Faculdade de Pará de Minas Ruperto Vega, acompanhado do coordenador de Cursos de Extensão da Fapam Reinaldo Galvão debateram os desafios e o futuro da Educação em tempos de pandemia. Também falaram sobre o retorno das aulas presenciais para os alunos dos cursos de pós-graduação da Fapam. Veja abaixo a entrevista completa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!