Má alimentação e falta de exercícios físicos contribuem para o aumento da obesidade

comida_alimentacao_restaurante300616
A obesidade é um dos problemas sérios enfrentados pela população brasileira. Em Pará de Minas o número de pessoas acima do peso também preocupa aos profissionais da área de saúde.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo e para o diagnóstico preciso nos adultos, o parâmetro utilizado é o do índice de massa corporal (IMC).

O indicador é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Trata-se do padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal ou fora dos limites estabelecidos.

Em todo Brasil existem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante pode chegar a casa de 70 milhões, o dobro de há três décadas.

Sempre é importante lembrar que a pessoa obesa tem mais propensão a desenvolver problemas sérios de saúde como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.

O excesso de peso pode estar ligado a herança genética da pessoa. Porém, os maiores causadores são os maus hábitos alimentares e a falta de atividade física regular, como explica a nutricionista Maísa Maria Rodrigues Ferreira:

Maísa Maria Rodrigues Ferreira
maismr_obsd1

maismar_altm
A profissional informa que o número de crianças com colesterol alto e obesidade é muito grande. Por isso é importante que os pais comecem a se preocupar com a alimentação dos filhos desde cedo:

Maísa Maria Rodrigues Ferreira
maismr_obsd2

Sobre o chamado regime rigoroso que retira o jantar, a nutricionista explica que o ideal é fazer uma troca por alimentos leves e sejam ricos em nutrientes indispensáveis para manter o metabolismo do corpo:

Maísa Maria Rodrigues Ferreira
maismr_obsd3

O excesso de peso também pode ser provocado por disfunções endócrinas. Por isso é importante procurar um especialista para que seja adotado o tratamento adequado para o emagrecimento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!