Eficácia da vacina é maior após segunda dose e Saúde convoca paraminenses para completar esquema
A maioria das vacinas contra a Covid-19 incluídas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) utiliza duas doses, em intervalos diferentes, para imunizar o público alvo da campanha. Somente quando as duas doses são aplicadas é que se está realmente imunizado contra a doença que já matou milhares de brasileiros.
A eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir de testes com duas aplicações, por isso é importante que todos tomem as duas doses para aumentar e prologar a proteção. Mas infelizmente isto não é o que vem acontecendo na maioria das cidades brasileiras.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que cerca de 30 mil paraminenses receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e aproximadamente 10 mil pessoas completaram o esquema de vacinação, tomando a segunda dose. Isto representa perto de 10% dos paraminenses imunizados contra a doença.
Ao Portal GREWS, o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty destaca a importância de a população buscar a unidade de saúde para tomar a segunda dose da vacina. Somente com o esquema vacinal completo, é que a pessoa está realmente imunizada e corre menos riscos:
Wagner Magesty
wamasegdosec1
Para saber quando tomar a segunda dose da vacina, basta olhar o cartão. Nele, está escrito a lápis a data do retorno à sala de imunização. No AME por exemplo, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, de 8 às 14 horas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.