Com crescente número de casos de COVID-19 em Pará de Minas, prefeito pode proibir funcionamento de alguns setores

A notícia que oito funcionários de uma empresa terceirizada pela Vale, na construção da nova adutora do Rio Pará, estariam com COVID-19 pegou muita gente de surpresa na semana passada. O assunto chegou ao Município através de um comunicado da mineradora e logo que teve acesso ao documento, o prefeito Elias Diniz (PSD) convocou uma reunião com os representantes da Vale.

O encontro foi realizado na última segunda-feira (01) e logo em seguida o prefeito e secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty também se reuniram com representantes dos moradores de Meireles que estão preocupados com a situação.

Na reunião com a Vale ficou definido que os testes rápidos seriam realizados nos moradores de Meireles e a mineradora também disponibilizaria equipamentos de proteção individual para a população, além de apresentar um cronograma de ações para minimizar os impactos da propagação do vírus.

Logo na terça-feira (02) os testes começaram a ser feitos no posto de saúde do distrito. Desde então os números confirmados de COVID-19 em Pará de Minas vem crescendo. Somente em seis dias o aumento de casos foi de quase 70%. Nesta quinta-feira (04) aumentou ainda mais e já são 35 confirmações e 125 casos estão em análise.

Ao Portal GRNEWS o prefeito Elias Diniz (PSD) explica como é realizada a testagem por amostragem realizada nos moradores de Meireles. Os primeiros a fazer o teste foram os idosos e pessoas com algum tipo de comorbidade.

Após os moradores serem testados e houver a comprovação no número de casos, um novo encontro com representantes da Vale será realizado:

Elias Diniz
eliasdsitseg1


Após o encontro, Elias Diniz afirma que um novo decreto será publicado com novas regras, incluindo diferenças entre os bairros e distritos em que houver maior número de casos confirmados ou suspeitos.

Os boletins também serão divulgados de forma diferenciada, com mais detalhes para que a população saiba o que está acontecendo em Pará de Minas em relação à COVID-19:

Elias Diniz
eliasdsitseg2

Em relação a comunidade de Meireles, como os testes estão sendo feitos e analisados pelo laboratório municipal, os números ainda não estão concluídos. Mas o prefeito confirma que novos casos foram confirmados nos moradores. Já os exames dos funcionários das empreiteiras terceirizadas, estes são feitos pela Vale.

Como havia alertado no dia 1º de junho, Elias Diniz reafirma que caso a curva ascendente continue acelerada em Pará de Minas com aumento dos números de casos confirmados, novo decreto poderá ser editado proibindo o funcionamento de alguns setores:

Elias Diniz
eliasdsitseg3

Somente na próxima semana que os novos dados serão divulgados e consequentemente um novo encontro do Comitê será agendado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!