Casos prováveis de Dengue em Pará de Minas preocupam; número é muito acima de cidades maiores como Divinópolis

Os números foram atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que divulgou quantos mineiros tiveram Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus em 2020.

O Portal GRNEWS apurou que quanto à Dengue, segundo a SES-MG, são 84.373 casos prováveis da doença, sendo que 58.068 foram confirmados. O estado tem 57 óbitos suspeitos e 12 estão confirmados em decorrência da doença.

Já em relação à Chikungunya, são três óbitos suspeitos, 3.051 casos prováveis e destes, 1.657 foram confirmados.

O estado não tem nenhum óbito suspeito de Zika vírus e foram confirmados 144 casos da doença. Outros 464 são considerados suspeitos.

Tanto a Dengue como a Febre Chikungunya e o Zika vírus tiveram a maioria dos casos registrada no primeiro semestre do ano passado. Um dos motivos é o clima, chuvoso e quente. A média foi de 346 casos de Dengue a cada 100 mil habitantes.

Dos óbitos confirmados, quatro são de pessoas entre 50 e 59 anos, em dois casos os pacientes tinham entre 70 e 79 anos, e um óbito foi registrado nas faixas etárias entre zero e quatro anos, cinco e nove anos, 15 e 19 anos, 60 a 69 anos e um em um paciente com mais de 80 anos.

O Portal GRNEWS também constatou ao analisar os dados que para o Estado, a macrorregião Oeste, da qual Pará de Minas faz parte, está avaliada em médio risco pelo Diagrama de Controle. Isto significa que a incidência de casos prováveis entre média móvel e limite superior é de alerta e analisado semanalmente os dados é possível identificar início de surtos, intensificar medidas de controle e reorganizar os serviços de saúde.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, Pará de Minas tem atualmente 3.636 casos suspeitos de Dengue. O número é considerado elevado se comparado a outras cidades mineiras com população igual ou superior.

Belo Horizonte, por exemplo, com 2.375.151 habitantes de acordo com o último Censo, tem 5.692 casos de Dengue. Já Divinópolis, que tem o dobro da população de Pará de Minas, com 213.016 moradores, registrou 670 notificações de Dengue em todo o ano de 2020. Itaúna, com população parecida com a de Pará de Minas de acordo com o Censo, tem 185 casos suspeitos.

Pará de Minas tem ainda três casos prováveis de Febre Chikungunya e quatro de Zika vírus.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!