Roncar toda noite não é normal e pode ser sintoma da Apineia do Sono, alerta especialista


Uma doença que acomete milhares de pessoas e acaba passando despercebida pela grande maioria é a Apineia do Sono. Trata-se de um distúrbio do sono em que a respiração para e volta diversas vezes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Entre os fatores de risco estão excesso de peso, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas em excesso, uso exagerado ou equivocado de sedativos, aumento das amígdalas e adenoides, dormir de barriga para cima e surgimento de tumores.

A doença é mais comum em homens e os sintomas incluem ronco alto e sensação de cansaço mesmo depois de uma noite inteira de sono. A barulheira noturna é entrecortada por engasgos. Muitas vezes o indivíduo nem os percebe.

Essas pequenas pausas na entrada de ar das vias aéreas chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue. A apneia do sono e considerada um fator de risco para pressão alta e arritmia cardíaca.

Além disso, a doença favorece o acúmulo de gordura abdominal e a resistência à insulina – hormônio que permite à glicose entrar nas células e gerar energia. Isso contribui para o surgimento do diabetes tipo 2.

De acordo com o médico especialista em otorrinolaringologia Jayson Peixoto Machado, a patologia é muito frequente e pouco diagnosticada. Todas as pessoas que roncam durante a noite devem investigar as causas:

Jayson Peixoto Machado
dr_jayson_peixoto_apineia1

Informa que atualmente é realizado um exame para os casos suspeitos de Apineia do Sono chamado Polissonografia. A pessoa dorme com eletrodos afixados ao corpo e são feitas várias análises para o diagnóstico:

Jayson Peixoto Machado
dr_jayson_peixoto_apineia2

Explica que as maiores queixas relacionadas à Apineia do Sono são de pessoas que não conseguem um sono reparador, dores de cabeça ao acordar pela manhã e sonolência durante o dia. São indícios de que a pessoa está sofrendo com a Apineia:

Jayson Peixoto Machado
dr_jayson_peixoto_apineia3

O tratamento da Apineia do Sono é realizado de forma específica para cada caso. Muitas vezes é necessário montar uma equipe multidisciplinar composta por otorrinolaringologista, ortodontista, fonoaudiólogo e nutricionista.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!