Prova eletrônica do Detran promete dar mais celeridade ao processo de habilitação de condutores

examedirecao_autoescola
Em Belo Horizonte os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) trocaram o papel e a caneta pelo computador na hora de fazer o exame de legislação. O nosso sistema também vale para a renovação ou tentar uma nova licença para dirigir.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O teste é mais rápido e reduz a possibilidade de fraude. Os candidatos conferem de imediato a pontuação num painel de resultados afixado na parede. Todos os dias são formadas oito turmas em 53 computadores.

Os futuros motoristas ficam em cabines individuais, numa sala climatizada e com seis câmeras de vigilância. Apenas um fiscal fica de prontidão para esclarecer eventuais dúvidas. O investimento do Estado na tecnologia foi da ordem de R$ 100 mil.

Os candidatos que chegam para fazer os exames são identificados pela impressão digital através do leitor biométrico. O novo método eletrônico está sendo testado na capital e deverá ser ampliado para as cidades do interior.

Para o empresário Carlos Marcelo dos Santos, proprietário de uma autoescola em Pará de Minas, a expectativa é de que ocorra um aprimoramento no processo de habilitação dos novos condutores de veículos:

Carlos Marcelo dos Santos
carlmrc_prv1

Além da redução de custos para o estado, a previsão é de que a avaliação seja bem mais rápida que o sistema convencional. Os resultados saem instantaneamente e a tecnologia possibilita muitos ganhos:

Carlos Marcelo dos Santos
carlmrc_prv2

O Departamento Estadual de Trânsito ainda não divulgou uma data em que a prova eletrônica para os candidatos à carteira de motorista será levada para o interior de Minas Gerais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!