Agosto Dourado: semana quer conscientizar famílias da importância do aleitamento materno

Apenas 40% das crianças são alimentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida. É o que mostra um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Já no Brasil o índice de amamentação exclusiva entre as crianças de até seis meses é ainda menor, 38,6%.

Com o objetivo de melhorar estes números, já que está comprovada a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê, desde 1990 existe a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Este ano o tema é “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável” e tem como objetivos informar as pessoas sobre as ligações entre amamentação e ambiente e mudanças climáticas; mostrar que a amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, prevenindo várias doenças.

Além desta prevenção, a amamentação também desenvolve a face do bebê por meio de exercícios e isso dá à criança dentes fortes, desenvolve a fala e a respiração.

Claudine Carvalho é a enfermeira responsável pela maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e destaca a importância do aleitamento materno:


Claudine Carvalho
claudsemam20201

Além de ver o filho mais saudável, a mãe também tem benefícios como explica Claudine Carvalho:

Claudine Carvalho
claudsemam20202

Muitas mães têm dúvidas de quanto tempo é necessário amamentar. O Ministério da Saúde recomenda que é imprescindível o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Porém, a hora de parar dependerá da decisão da mãe e claro, do bebê:

Claudine Carvalho
claudsemam20203

No próprio HNSC, Claudine Carvalho e a equipe estão sempre em treinamento para repassar às mamães as melhores orientações. Não só técnicos como enfermeiros e médicos estão aptos a prestar todos os esclarecimentos:

Claudine Carvalho
claudsemam20204

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ainda que o aleitamento materno deve ser feito nos primeiros 60 minutos de vida do bebê. Assim ele se acostuma junto à mamãe, e a amamentação ocorre de forma mais fácil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!