GRNEWS TV: O peso da representação e como a ausência de um defensor na esfera federal impacta o Município de Pará de Minas

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Daniel Barbosa, presidente do Diretório do PSDB em Pará de Minas, falou sobre o cenário político e Eleições 2026.
Falta de deputados que representem Pará de Minas
Em uma sociedade diversa, a presença de representantes que compreendam e advoguem por segmentos específicos é crucial. Instituições como hospitais, casas de longa permanência, Apaes e associações comerciais, que reúnem formadores de opinião, frequentemente avaliam a importância de ter um representante direto. Quando parte da população não necessita diretamente dos serviços públicos, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais, surge um desequilíbrio, e a falta de uma voz ativa em Brasília se torna ainda mais evidente para aqueles que dependem desses serviços.
A influência de um deputado nas crises locais
Diversos momentos históricos de Pará de Minas ilustram a importância de uma representação forte. Quando os caminhoneiros em greve paralisaram o abastecimento de combustível, foram os empresários e donos de postos que buscaram o então deputado Eduardo Barbosa para intermediar a escolta da Polícia Rodoviária Federal.
Outro exemplo marcante foi a tentativa de construir uma nova penitenciária feminina na cidade. Eduardo Barbosa confrontou o Secretário de Segurança Pública, defendendo que Pará de Minas já havia contribuído o suficiente e não deveria se tornar uma “cidade penitenciária”, conseguindo barrar a proposta.
Ações decisivas em defesa dos setores
A atuação de Eduardo Barbosa também foi fundamental para setores econômicos. Quando uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ameaçava inviabilizar os planos de saúde coletivos empresariais, gerando prejuízos iminentes, associações comerciais recorreram a ele para que a portaria fosse alterada, garantindo a continuidade desses convênios.
O mesmo ocorreu com o projeto de lei das funerárias. Se aprovado, ele poderia quebrar muitas empresas do setor em Pará de Minas e região. As funerárias buscaram Eduardo Barbosa, que interveio para proteger o mercado.
Mais um caso notável foi durante o governo Michel Temer, quando a Agência da Receita Federal do Brasil em Pará de Minas estava prestes a ser transferida para Itaúna. Essa mudança impactaria diretamente contadores e empresas, que teriam de se deslocar diariamente. Eduardo Barbosa atuou para manter a agência na cidade, defendendo os interesses locais.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.