Comitê aprova protocolo de retorno às aulas presenciais e estende horário de funcionamento de bares em Pará de Minas

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 se reuniu na tarde desta segunda-feira, 3 de maio. O Portal GRNEWS acompanhou o encontro de forma virtual onde foram votados o protocolo de retorno às aulas presenciais no município e também novas deliberações.

Reprodução

Em sua fala, Elias Diniz (PSD) disse que a situação requer cuidados e o momento é de cautela. O prefeito disse ainda que o Município não distribuiu a remessa da segunda dose como primeira, como havia sido recomendado pelo Ministério da Saúde. Porém, nos últimos dias o ministro voltou atrás e recomendou guardar as doses para o reforço da vacina. Como a cidade havia guardado, a vacinação em Pará de Minas continua, nas datas corretas, diferente de outros municípios.

Ele lembrou ainda que uma criança que venha a contrair o novo coronavírus pode contaminar até 60 pessoas e por isso todos os protocolos de prevenção devem ser seguidos à risca para evitar a contaminação.

O protocolo que entrou em discussão foi construído antes da onda roxa e seguindo todas as recomendações do Estado. A Secretaria Municipal de Saúde já se reuniu com os representantes das escolas particulares e iniciou as articulações com instituições públicas de ensino para apresentar as medidas.

Todos os membros votaram a favor do protocolo. Esta aprovação é pelo protocolo e não é a autorização de retorno, que só pode ser feita através de decreto.

Em seguida os membros votaram por um novo decreto. Agora, com alterações na lei que rege os decretos, todos os atos devem ser publicados no Diário Oficial primeiro para só depois ser publicado pelo Município e assim passar a vigorar. Ou seja, o novo decreto será publicado amanhã quando passará a valer.

Até 10 de maio continuam suspensos o funcionamento de hoteizinhos, playgrounds e espaços de recreação. Os playgrounds foram acrescidos no novo decreto para facilitar a fiscalização.

O representante da Associação de Bares e Restaurantes Humberto de Freitas Filho também participou da reunião e defendeu algumas medidas que podem ser aplicadas nestes estabelecimentos em Pará de Minas para mantê-los abertos. Agora, bares ficam abertos até as 22h30 seguindo todas as recomendações de prevenção ao novo coronavírus.

Outra mudança no decreto é em relação aos foods trucks. Estes estabelecimentos que utilizam espaços públicos para o desempenho de suas atividades comerciais só poderão funcionar e utilizar os espaços até as 22 horas, restando proibido o delivery após esse horário.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!