Ranking de inovação mostra seis estados acima da média nacional

Um novo estudo, o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), revelou que seis estados brasileiros superam a média de inovação do país. São Paulo, com um desempenho quase três vezes superior à média nacional, mantém a liderança no ranking.

Destaques regionais
São Paulo alcançou a pontuação de 0,872 em uma escala de 0 a 1, distanciando-se consideravelmente da média de 0,296. Além dos paulistas, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais também se destacaram, superando o índice nacional. Na outra ponta do ranking, os estados do Acre, Maranhão e Alagoas registraram as menores pontuações.

Embora São Paulo mantenha a liderança desde 2014, o estudo aponta um movimento de “leve desconcentração” das atividades inovadoras. Estados como Santa Catarina e Paraná, por exemplo, reduziram a distância para São Paulo nos últimos anos. Santa Catarina subiu da terceira para a segunda posição, e o Paraná, que era o sexto colocado, agora é o terceiro. O Rio de Janeiro, por sua vez, caiu da segunda para a quarta posição na última década.

Metodologia e cenário global
O Ibid foi criado com base no Índice Global de Inovação (IGI) e considera diversos critérios para avaliar a inovação, como capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia.

No cenário global, o Brasil ocupa a 50ª posição entre 133 países no IGI. Apesar da queda de uma posição em relação ao ano anterior, o país avançou 20 posições desde 2015. O Brasil se mantém como a nação mais inovadora da América Latina, à frente de Chile e México. Segundo o economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura, a “nova geografia da inovação brasileira” mostra que a inovação não é mais exclusividade dos grandes centros, com o surgimento de novos polos de startups em todo o país. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!