Governo facilita a vinda de delegações para a COP30 com visto eletrônico

O Brasil começou a emitir vistos eletrônicos gratuitos para os participantes da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará. A medida tem como objetivo simplificar a entrada de representantes de 198 países, oferecendo agilidade e segurança para o evento que deve atrair cerca de 50 mil pessoas.

Processo digital e acesso ampliado
O novo sistema, chamado de e-Visto, permite que os credenciados solicitem a documentação necessária para viajar ao Brasil de forma totalmente online, sem a necessidade de ir a um consulado. Até o momento, essa facilidade estava disponível apenas para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Segundo o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, a iniciativa demonstra o compromisso do governo brasileiro em facilitar a participação de todos os representantes.

A plataforma do e-Visto foi desenvolvida com a colaboração do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, André Agatte, destacou que a iniciativa agiliza o processo e promove inclusão, aspectos essenciais para um evento de grande magnitude.

Como solicitar o e-Visto especial COP30
Para obter o documento, é preciso que a participação na COP30 já tenha sido confirmada pela UNFCCC. O pedido deve ser feito o quanto antes, com prazo máximo de quatro semanas antes do evento. O tempo de processamento é de até dez dias úteis.

O visto eletrônico para a COP30 é válido até 31 de dezembro de 2025, permitindo múltiplas entradas no país durante esse período. O documento, que pode ser apresentado de forma digital ou impressa, é obrigatório para a entrada no país. No entanto, menores de 18 anos precisam solicitar o visto físico em um consulado. Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!